Perguntas que o Povo faz sobre a Bíblia – Parte 7: “Se o Livro de Jonas não é real, como se explica a menção de Jesus desse profeta?”

Resposta de Luiz da Rosa

Repito aqui a pergunta completa:

Se o livro de Jonas não é real como tu afirma. Como explica o que Jesus falou. “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.”

Nunca afirmamos que o livro de Jonas não seja real. Dissemos, em algumas respostas, conforme consenso entre os biblistas, que ele não tem uma índole histórica, pois é evidente que se trata de um estilo literário que ultrapassa a própria história e transmite uma mensagem muito revolucionária que se poderia resumir em dois aspectos:

  1. Deus quer a conversão do povo
  2. A salvação de Deus é destinada também aos estrangeiros e não só a Israel.

A citação de Jonas na pregação de Jesus não deve ser um argumento para defender a historicidade desse livro, mas mostra simplesmente como era comum a preocupação de Jesus por ensinar usando imagens familiares aos seus ouvintes, sem mostrar efetivamente um juízo sobre a realidade dos fatos. Além disso, é necessário chamar a atenção para o termo “sinal”, que reflete uma mensagem que, como dito, supera a própria realidade, apelando-se para algo mais profunto. A imagem de Jonas no ventre do peixe é simbólica e indica como Deus põe o profeta em uma situação impossível e com isse o leva a entender que só de Deus pode conseguir a Salvação. E é também simbólico o número três, os três dias que passa dentro do ventre do peixe, o que indica um período depois do qual não há mais esperança. E retomando a tradição judaica exegética, o Midrash, o peixe é símbolo do túmulo.

São esses paralelos que levam Jesus a recordar o “sinal de Jonas” (Mateus 12,40; 16,17 e Lucas 11,29-32).

Portanto, Jonas é um livro real, embora não tenha um caráter histórico.

Colaborou: WWW.ABIBLIA.ORG

Outras publicações sobre o Livro de Jonas:



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: