Como deve votar o Cristão?

“Na dúvida, fique do lado dos pobres!”
(D. Pedro Casaldáliga)

Por Hermes Fernandes

Estamos em ano de eleições. Já pululam os debates na web, na TV, nas mídias todas. O povo já debate sobre seus escolhidos. Defende-os. Nada mais lindo! É a liberdade que a democracia nos oferece. Triste seria se acontecesse o contrário.

Este ano traz algo especial. Somos como o Povo de Deus que volta para casa. Assim como os hebreus caminharam pelo deserto depois de anos de escravidão no Egito (+ ou – 1250 a.C.), ou como voltavam os exilados na Babilônia (538/537 a.C.); nosso povo caminha no desejo de reconstruir a esperança após a pandemia. Desde o final de 2019, somos assombrados pelo Corona Vírus. Só em nosso país, foram quase 700 mil mortos.

Além das mortes, a economia entrou em colapso. A humanidade teve que se resguardar em casa para proteger a vida. O lockdown foi uma necessidade, não um capricho. De nada valia manter a luta pela estabilidade econômica, pondo em risco a integridade das famílias. Os mortos não têm lucros. Não podem usufruir de mais nada. Era preciso que se protegesse a vida humana, antes de outra coisa. Hoje, a pobreza volta a assombrar com a fome. Pessoas em situação de rua se multiplicaram de forma alarmante. Assim como foi Israel nos tempos do exílio, somos nós. Uma “Jerusalém devastada”!

O atual governo chega ao fim de seu tempo. Já falamos muito de nossa reprovação a este des-governo. Não nos ateremos aqui sobre o tema. Agora é momento de sentar, pensar, planejar, e sair em caminhada. O povo brasileiro é brindado com a oportunidade de fazer valer sua vontade. O que vamos escolher para os próximos quatro anos?

Vivemos tempos em que se vê um país e se celebra outro. Depois dos muitos escândalos documentados pelas mídias, as propagandas eleitorais do atual governo nos apresentam uma realidade na qual não vivemos. Assistindo às entrevistas e debates em que o atual governo pleiteia sua reeleição, não reconhecemos o Brasil que ele defende. Fala-se de sucesso e vemos desgraça. Fala-se de prosperidade e vemos o terror da fome assombrar nosso povo. Até ossos são vendidos como alimento! Enquanto isso, o atual governo diz que é ilibado, competente e comprometido. Mentira! A história é a maior testemunha sobre a política. Nunca vamos nos esquecer dos pronunciamentos do governo: “é só uma gripezinha”, “e daí? não sou coveiro” etc. Não nos esqueceremos da troca do feijão pelo fuzil. Das motociatas semanais, enquanto o Povo de Deus morria sem oxigênio em Manaus, no Amazonas. Sim! É de se pasmar. Faltou ar no pulmão do mundo. E o que dizer da afirmação de que esse governo é ilibado? E o Queiroz? E o ministro da educação comprovadamente corrupto? E a propina de um dólar por vacina? Aquele que se afirma o mais honesto dos governos, negociou a vida e a morte de seu povo. Nem o Faraó do Egito, ou Nabucodonosor foram tão cruéis quanto a atual administração homicida de nosso país! O povo sofrendo e seus ministros querendo que se “passasse a boiada” nas pautas que protegiam o lucro dos poderosos. Clara confissão de que o bem comum e a dignidade humana nunca foram prioridades neste governo.

O Povo de Deus teve a oportunidade de se libertar do Egito. Depois, da Babilônia. Nós temos a oportunidade de nos livrar deste tempo de trevas. Basta votar bem! Escolher a vida e não a morte (Dt 30,19). Escolher o feijão, o pão de cada dia, na mesa de nosso povo. Não as armas que matam. Afinal, são sempre os pobres as maiores vítimas da violência.

Em quem votar? Propomos que usemos da serena sabedoria de nosso saudoso Dom Pedro Casaldáliga: “Na dúvida, fique do lado dos pobres!”. Quando votarmos, escolhamos aqueles que, de fato, se comprometem com os prediletos de Deus: os pobres, os excluídos. O cristão e a cristã deve votar naqueles que se identificam com os empobrecidos. O que difere disso, não é coerente com o Evangelho.

2 comentários em “Como deve votar o Cristão?

Adicione o seu

  1. Como sempre irmão vc e suas sábias palavras que nos auxilia principalmente nesse momento em que temos que eleger os representantes de nosso país, abraços fraternos paz e bem

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: