Igreja Católica, Assistência Social e Caridade: aproximações e divergências | Por Cláudia Neves da Silva

Nas duas últimas décadas, temos observado que as manifestações religiosas estão cada vez mais presentes nos diferentes segmentos da sociedade brasileira, motivando pesquisadores, em sua grande maioria da área de humanas, a desenvolverem pesquisas a respeito dessa temática.

Motivada por esta constatação, uma indagação surgiu: como as diferentes ações da Igreja Católica no âmbito social concebem o usuário da assistência social? A partir desta questão central, desenvolvemos uma pesquisa entre os anos de 1999 e 2003, a qual se propunha a investigar a concepção de direito social e caridade que as pastorais sociais da Igreja Católica apresentam em suas ações assistenciais, suas repercussões na política de assistência social no município de Londrina e a percepção daqueles que são alvo dessa ação.


Para concretização da mesma, entrevistamos os padres que assessoram as pastorais sociais – criança, menor, saúde, carcerária, sobriedade, terra, bem como a Sociedade de São Vicente de Paulo – e os respectivos coordenadores, tendo em vista que muitos dos católicos que desenvolvem atividades nessas pastorais, também estão presentes em diversos conselhos municipais. Realizamos também entrevistas com os atendidos, com a intenção de conhecer e analisar o que estes pensam sobre as ações da qual são objeto.

Para ler o texto na íntegra, Click no link abaixo:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86819557011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: