Presidência da CNBB lança Campanha da Fraternidade 2022 em missa no Santuário de Aparecida (SP) no próximo domingo, 6, às 8h

No próximo domingo, 6 de março, às 8h, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2022 no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Durante a celebração, será apresentada a “Carta do Episcopado Brasileiro às Famílias, aos educadores e gestores da educação”.

Após a missa, às 9h30, a presidência da CNBB recebe os jornalistas na Sala de Imprensa para apresentar a “Carta aos Educadores” e para uma conversa com os veículos de comunicação sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.

Estarão presentes pela CNBB, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira Azevedo, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, o subsecretário adjunto geral da CNBB e coordenador de Campanhas da entidade, padre Patriky Samuel Batista e o representante da Pastoral da Educação e assessor da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, padre Júlio César.

Campanha da Fraternidade 2022

A CF deste ano vai refletir, discutir e propor soluções sobre o tema “Fraternidade e Educação” e é inspirada pelo lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A campanha acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país. Inspirada no Papa Francisco que propôs um novo Pacto Educativo Global, esta campanha quer promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Serviço:
O que: Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 com a presidência da CNBB
Quando: 6 de março – Missa, às 8h, e Coletiva de Imprensa, às 9h30, na Sala de Imprensa.
Local: Sala de Imprensa do Santuário de Aparecida
Informações no site oficial das Campanhas da CNBB: https://campanhas.cnbb.org.br

In: CNBB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: