Por Pe Zezinho, SCJ
Na Vida e na Fé, nem tudo é Pau-Pau, Pedra-Pedra! Por isto existe o estudo, o diálogo e o aperfeiçoamento!
A realidade tem mudanças, nuances e ajustes começando da sua casa que não é copia dos seus avós, mas é uma casa onde se ama como seus avós amavam!
O rio também muda pela própria natureza ou por ação dos engenheiros hidráulicos.
Tudo o que bebemos ou comemos foi purificado, aperfeiçoado, mudado ou conservado para quem não pode ir todos os dias comprar alimentos. Sua geladeira e seu freezer conservam alimentos porque alguém mudou aqueles aparelhos.
O interessante é que mudaram para conservar melhor ou conservam para mudar nossos alimentos.
Quem não entende a dinâmica de mudar as coisas e até pessoas, para conservar valores do passado e para avançar e modernizar, apega-se ao futuro, ao presente ou ao passado ignorando que o rio vai em frente, por mais que engenheiros tentem reverte-lo.
Prospectiva, perspectiva e respectiva são conceitos que a vida ensina ou por bem ou por mal. O motorista ou navegador às vezes dá ré para depois avançar . Raramente o avião faz isto. Mas tudo avança. Para frente é que se anda.
O mesmo acontece com a fé. Jesus não pregou a volta aos tempos de Moisés ou dos profetas. Propôs avanços! Valorizava o passado, mas apontava para o futuro. Ele conservava, mas não era conservador. Nossa Igreja aprendeu com Ele. Convocava Concílios para avançar e corrigir.
E sempre havia os grupos excessivamente conservadores que rejeitavam as mudanças e definições do Concílios por sonhavam dar marcha à ré .
Também no deserto havia grupos de israelitas que queriam voltar para o Egito e ser escravos de novo, porque lá havia o que comer, porque a Terra Prometida por Moisés nunca chegava .
Não acreditando no futuro, incentivavam os descontentes a dar um golpe em Moisés e levar o povo para a escravidão do passado!… Isto é Bíblico e faz parte da HISTÓRIA DAS RELIGIÕES!
O número dos que ensaiavam voltar ao passado sempre foi pequeno, mas sempre foi combativo. Mas Datã e Abirão perderam e foram “engolidos pela terra” e Moisés e Arão e Josué venceram! Chegaram perto ou chegaram lá!
É para frente se marcha!
Na Vida e na Fé, nem tudo é Pau-Pau, Pedra-Pedra!

Deixe um comentário