Na Vida e na Fé, nem tudo é Pau-Pau, Pedra-Pedra!

Por Pe Zezinho, SCJ

Na Vida e na Fé, nem tudo é Pau-Pau, Pedra-Pedra! Por isto existe o estudo, o diálogo e o aperfeiçoamento!

A realidade tem mudanças, nuances e ajustes começando da sua casa que não é copia dos seus avós, mas é uma casa onde se ama como seus avós amavam!

O rio também muda pela própria natureza ou por ação dos engenheiros hidráulicos.

Tudo o que bebemos ou comemos foi purificado, aperfeiçoado, mudado ou conservado para quem não pode ir todos os dias comprar alimentos. Sua geladeira e seu freezer conservam alimentos porque alguém mudou aqueles aparelhos.

O interessante é que mudaram para conservar melhor ou conservam para mudar nossos alimentos.

Quem não entende a dinâmica de mudar as coisas e até pessoas, para conservar valores do passado e para avançar e modernizar, apega-se ao futuro, ao presente ou ao passado ignorando que o rio vai em frente, por mais que engenheiros tentem reverte-lo.

Prospectiva, perspectiva e respectiva são conceitos que a vida ensina ou por bem ou por mal. O motorista ou navegador às vezes dá ré para depois avançar . Raramente o avião faz isto. Mas tudo avança. Para frente é que se anda.

O mesmo acontece com a fé. Jesus não pregou a volta aos tempos de Moisés ou dos profetas. Propôs avanços! Valorizava o passado, mas apontava para o futuro. Ele conservava, mas não era conservador. Nossa Igreja aprendeu com Ele. Convocava Concílios para avançar e corrigir.

E sempre havia os grupos excessivamente conservadores que rejeitavam as mudanças e definições do Concílios por sonhavam dar marcha à ré .

Também no deserto havia grupos de israelitas que queriam voltar para o Egito e ser escravos de novo, porque lá havia o que comer, porque a Terra Prometida por Moisés nunca chegava .

Não acreditando no futuro, incentivavam os descontentes a dar um golpe em Moisés e levar o povo para a escravidão do passado!… Isto é Bíblico e faz parte da HISTÓRIA DAS RELIGIÕES!

O número dos que ensaiavam voltar ao passado sempre foi pequeno, mas sempre foi combativo. Mas Datã e Abirão perderam e foram “engolidos pela terra” e Moisés e Arão e Josué venceram! Chegaram perto ou chegaram lá!

É para frente se marcha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: