Resgatar a humanidade como resposta a toda ação desumana

Por Hermes Fernandes

O Blog das Comunidades O Caminheiro do Reino precisa se pronunciar sobre os recentes assassínios. Muito se tem dito. Confesso que até vejo certa instrumentalização do sangue derramado. Os debates e as manifestações, muito bem fundamentados/as na motivação da empatia, justificam-se. Entretanto, o crescimento real do ser humano se dá pela ousadia ao “navegar em águas profundas”. Faz-se mister aprofundar a questão.

Houve racismo nos crimes? Que trato devemos dar, de forma efetiva, para solucionar o racismo estrutural já diagnosticado pelos peritos em análise social? É preciso partir para a hostilidade no debate? Ou é momento de agir com temperança, discernimento e – assim – plantar sementes sanativas ao mal, o racismo velado?

Muito se tem feito nesses dias. Protestos e discursos. Muito se tem dito. Que querem esses que falam? Que soluções apresentam? Uma resposta, de fato, nos interessa: que nos comprometamos em resgatar o convívio verdadeiramente humano entre os humanos. Humanamente vivendo, não haveria lugar para quaisquer sentimentos discriminatórios. Humanizados, seremos não-racistas, não-homofóbicos, não-xenófobos, não-misóginos. A concepção de nossa humanidade nos planifica diante do outro e nos plenifica diante de Deus. Somos todos bem-amados/as do Pai.

Um comentário em “Resgatar a humanidade como resposta a toda ação desumana

Adicione o seu

  1. Meus parabéns!
    Não é difícil se deparar com convites nas redes sociais à lives onde pessoas utilizam da desgraça alheia para se promover. São horas intermináveis de discussões. Pessoas que adoram uma câmera, mas no fim das contas, não estão fazendo nada diferente daqueles a quem estão atacando.
    Que Deus o abençoe e o mantenha sempre com suas “armas lucanas” em prontidão!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: