“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura” – Reflexão Litúrgica do 3º Domingo do Tempo Comum

3º Domingo do tempo comum – Ano C – São Lucas

Por Edilson de Carvalho

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura”

Primeira Leitura 

Leitura do Livro de Neemias: (Ne 8,2-4a.5-6.8-10)

Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.

Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.

Esdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.

Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.

Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!”

Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.

O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

Segunda Leitura 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: (1Cor 12,12-14.27)

Irmãos: Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.

De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

(Lc 1,1-4;4,14-21)

Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.

Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.

Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.

E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Reflexão

A primeira leitura, nos apresenta a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura como o centro de toda comunidade cristã. Ela será nosso guia. No dia do Senhor, precisamos refletir, ouvir a Palavra de Deus, e este dia precisa ser comemorado com alegria e festa, mas não é qualquer festa, mas uma festa abundante, como nos pede Neemias na primeira leitura.

A segunda leitura é a carta de São Paulo, que escrevendo para a comunidade de Coríntios, nos mostra que todos somos um só corpo, os dons que recebemos precisa estar a serviço da comunidade. O magistério do Papa Francisco é marcado por este pedido que São Paulo fez para a Comunidade de Coríntios, para estarmos em sinodalidade, caminhando juntos.

O Evangelho de hoje, tem como ponto de partida a leitura do texto de Is 61,1-2, que faz parte do 3° Isaías, o do Direito e da Justiça, Novos Céus e nova Terra.

Jesus é o “Profeta”, o “Cristo ungido de Deus”, que possui o “Espírito Santo”, Ele vem para cumprir a promessa e concretizar a missão libertadora. “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Mas qual é esta promessa, que Jesus tem como projeto e missão de cumprir?

De anunciar a “Boa Notícia”, que a libertação chegou aos corações e na vida de todos os prisioneiros do sofrimento, da opressão, da injustiça, do desânimo, do medo.

E cumprir o ano da Graça do Senhor, o ano do Direito e da Justiça, o fim de todo tipo de escravidão, como exorta-nos Papa Francisco a escravidão das periferias humanas.

Mas todos estes sofrimentos ainda existem, todo este sofrimento, toda esta opressão injustiças entre nós.

A fidelidade a Cristo que cada um de nós cristãos, enquanto comunidade, precisamos tomar consciência de que Jesus nos convidou, para juntos e com Ele, “Ungidos pelo Espírito Santo” e como seus profetas, curar todos, de todas periferias humanas, as “periferias geográficas”, as “periferias existenciais” e as “periferias sociais” para que o Ano Jubilar seja cumprindo definitivamente no fim dos tempos. A cura deve acontecer para os migrantes, idosos sem cuidados, as crianças em situação de rua ou sem abrigo, sem uma alimentação adequada, famílias desempregadas, destruídas pelo álcool ou pelas drogas, as depressões, os marginalizados, entre tantas outras periferias.

A fidelidade neste caminhar juntos, com Cristo e sua Igreja, é exigência primeira do “SER CRISTÃO”.

Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: