Judaísmo e Cristianismo – Parte 74: O mês do início

A tradição oral ampliará a importância do Rosh Hashana anexando-o a um acontecimento fundador. Os Mestres do Talmud[1] discutem sobre o início do mês de origem do mundo. Segundo rabi Eliezer, o mundo foi criado no mês de Tishri, segundo rabi Josué, ele foi criado no mês de Nissan. Discussão puramente teórica que é preciso entender num segundo momento. A história começaria com Adão ou com Israel? As religiões quiseram regular o velocímetro da História a partir de seu fundador, e rabi Josué quis sem dúvida, seguir essa teologia “judaico-centrista”, mas a sinagoga optou por rabi Eliezer. Para esse mestre, não existe pré-história que possamos negligenciar, nada de casca sem antes haver o fruto, desde o instante quando uma consciência moral veio a existir, capaz de compreender uma ordem transcendente, um imperativo categórico: “comer os frutos, não consumir da árvore do conhecimento”, desde que o sujeito pense sua própria limitação, conceba seu apetite de existência para que o outro exista diante dele face a face, quando nós estamos então numa realidade inteira, digna de ser julgada pelo Criador[2].


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[1] Tratado – Início do Ano  – Rosh Hashana 10b.
[2] Os anos do calendário hebraico comemoram segundo a tradição judaica a partir da criação de Adão.
In: judaismoecristianismo.org

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