Judaísmo e Cristianismo – Parte 72: Rosh HaShana – O Novo Ano

Por Philippe Haddad [*]
Tradução de Pe. Fernando Gross

Enquanto o Shabat e as Festas de Peregrinação são ligadas a acontecimentos precisos, não encontramos no texto Bíblico passagem alguma que justificasse a celebração de Rosh Hashana. Escutemos o que nos diz o Livro do Levítico (23, 24-25): “No sétimo mês, no primeiro dia do mês, será para vocês um dia de cessação, publicado ao toque de trombeta, e uma santa convocação. Não trabalhareis nesse dia e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo”.

Sem a menor referência histórica, sem relação alguma com a lei social, Rosh Hashana foi classificado entre os decretos divinos, os chamado houkim[1] (singular hok). Os rabinos ofereceram todo um sentido ao toque da trombeta, a teroua[2]. De fato, os toques de trombeta na Bíblia sempre estão associados a um acontecimento importante para a coletividade de Israel: a Revelação do Sinai, o Jubileu e a proclamação da libertação dos escravos; a convocação para o combate, para a reunião e para o deslocamento das tribos, quando terminou o exílio e o canto para o Eterno Deus. O shofar anuncia sempre a libertação. No início do ano, a libertação seria então a libertação do ser humano diante de suas paixões, de suas malvadas inclinações.

____________________
[*] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross. In: www.judaismoecristianismo.org
[1] Maimônides, Mishne Torah, Leis sobre o Arrependimento, Capítulo III.
[2] Cf. Haddad, Philippe. Pour expliquer le judaïsme a mes amis. Paris: Éditions In Press, 2013. p. 132.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s