Judaísmo e Cristianismo – Parte 71: O Novo Mês (Rosh Chodesh)

Por Philippe Haddad [*]
Tradução de Pe. Fernando Gross

Antes da saída do Egito, Deus se dirige a Moisés e a Aarão, durante o mês de Nissan nesses termos: “Este mês – renovação da lua – será para vós o começo dos meses, será o primeiro mês – a primeira das renovações – do ano” (Ex 12,2). Aqui temos uma dupla informação: o mês hebraico começa com a aparição da Lua Nova e o mês de Nissan será o primeiro mês do ano hebraico (em relação às festas de peregrinação).

Na época do Templo essa renovação da Lua era proclamada pelo Sinédrio, após o testemunho de duas pessoas que observaram o início da mudança da lua. Esse dia é marcado por um sacrifício particular. O calendário hebraico possui certa particularidade de ser às vezes solar por causa das festas (que devem sempre coincidir com as estações) e também lunar por causa do novo mês. Mas o ano solar tem 365 dias e o ano lunar 354 dias, ou seja, uma diferença de 11 dias por ano. A cada três anos, ocorre uma diferença de 33 dias, e a cada 9 anos uma discrepância de 1 trimestre. Para ajustar, portanto, as festas com a sua estação, é acrescentado um mês suplementar, para compensar a diferença. Temos assim anos com doze meses e anos com treze meses.

Durante o Roch Hodesch, o trabalho é permitido. Para as mulheres é um dia importante também. Nesse início do novo mês elas são dispensadas de trabalhos pesados nesse dia, costume que tem sua origem na relação estabelecida na tradição entre a Lua e o ciclo feminino. O Midrash conta que  as mulheres, filhas de Israel, não participaram do pecado do bezerro de ouro, então por causa disso, Deus lhes entregou esse dia como um presente por causa de sua fidelidade.

____________________
[*] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross. In: www.judaismoecristianismo.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s