Judaísmo e Cristianismo – Parte 52: Ketouvim ou Escritos

52 – Ketouvim ou Escritos

Por Philippe Haddad [1]
Tradução de Pe. Fernando Gross

Esta parte igualmente traduzida como os “Hagiógrafos” contêm textos históricos: Rute, Lamentações de Jeremias, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, Crônicas; e também textos poéticos, litúrgicos ou éticos: Salmos, Cântico dos Cânticos, , Provérbios, o Eclesiastes.

A tradição sinagogal explica essa repartição da Bíblia em três livros pelos três níveis proféticos que os inspiram. A Torah corresponde em nível profético superior (Moisés), os Neviim em nível profético inferior, os Ketouvim em nível de espírito de Santidade.

Se somarmos aos cinco livros do Pentateuco, os oito livros dos Profetas (os doze “menores” eram considerados como uma única obra) e os 11 livros dos Escritos (Esdras e Neemias formam uma única obra) nos alcançamos o número de 24 livros canonizados, reconhecidos como textos inspirados e cuja mensagem diz respeito a todas as gerações de Israel. Embora alguns livros foram colocados no índex[2], como o são os livros de Judite, Macabeus, Baruc, Sabedoria de Salomão, o Eclesiástico, Tobias, os acréscimos feitos no rolo de Ester. As Igrejas católica e ortodoxa, no entanto integraram esses textos no seu cânon pessoal.


____________________
[1] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross. In: www.judaismoecristianismo.org
[2]São os chamados apócrifos (escondidos) e são conhecidos no Talmud como sefarim hitsonim, “livros exteriores”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s