Judaísmo e Cristianismo – Parte 51: Neviim ou Profetas

51 – Neviim ou Profetas

Por Philippe Haddad [1]
Tradução de Pe. Fernando Gross

Esse segundo livro, o maior da Bíblia, se apresenta em duas partes distintas: uma parte histórica judaica seguida de oráculos proféticos.

A parte histórica compreende:

Josué: a instalação dos Hebreus sobre a terra de Canaã.

Juízes: a vida das tribos diante do surgimento de um poder político central.

1 e 2 Samuel: o último juiz. Início da realeza de Israel: Antes Saul, depois Davi.

Reis (1 e 2): a história da realeza: Davi, Salomão e a construção do Templo de Jerusalém, o Cisma (Reino do Norte e Reino do Sul). Fidelidade e infidelidade dos reis diante de Deus. A ação dos Profetas. Esse livro termina com a descrição da destruição do Templo.

A segunda parte dos Neviim é formada por oráculos dos três grandes profetas: IsaíasJeremias e Ezequiel, e dos outros doze “menores” (assim chamados por causa dos poucos capítulos que contém). A tradição judaica os chama simplesmente “os doze”[2]: Oséias, JoelAmósAbdiasJonas, Miquéias, NaumHabacucSofoniasAgeuZacarias e Malaquias.

Entre todos os profetas que se ergueram na sociedade hebraica somente esses quinze foram canonizados.

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[1] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross. In: www.judaismoecristianismo.org
[2] Haddad, Philippe. Ces hommes qui parlaient – Réflexions sur le prophétisme. Paris: Éditions Laurens, 1997. p. 271.

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