Judaísmo e Cristianismo – Parte 26: A destruição do Templo

26 – A destruição do Templo

Por Philippe Haddad [1]
Tradução de Pe. Fernando Gross

As perseguições e humilhações de Pilatos e de seus sucessores provocaram um sentimento cada vez maior de revolta para os nacionalistas do povo, os chamados Zelotes. Esses, inspirando-se no combate dos Hasmoneus, decidiram pegar em ermas contra Roma. Em 66, eles tomaram a cidade de Jerusalém, mandando embora o rei pró-romano Agripa, executando o sumo sacerdote colaborador e expulsando as tropas romanas.

Apesar do apelo pedido pelos Fariseus, nada se fez. Roma procurou se vingar. Durante o verão de 70 (no dia 09do mês de Av, data da destruição do primeiro Templo), Jerusalém foi incendiada, numa terrível carnificina, de tal modo isso ficou marcado na memória judaica que o jejum de 09 de Av é ainda respeitado nos dias de hoje. Tito, o general vitorioso, contou mais de 97000 prisioneiros. Flávio Josefo, o historiador da época, estimou um milhão de vítimas. Foi o fim da independência nacional. O Estado judeu foi apagado do mapa. Mas o judaísmo não estava morto. “A guerra judaica de 66-70 se encerrou com a destruição do Templo e a dispersão do povo judeu. Essênios, zelotes e saduceus foram dizimados e não restaram mais do que dois partidos que se opõem: o judaísmo fariseu e o cristianismo nascente”.

____________


[1] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross. In: www.judaismoecristianismo.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s