Judaísmo e Cristianismo – Parte 2: Isaac

A HISTÓRIA DOS HEBREUS: OS PATRIARCAS ABRAÃO, ISAAC E JACÓ

2 – Isaac

Por Philippe Haddad [1]
Tradução de Pe. Fernando Gross

Depois da morte de Sarah, Abraão compra a caverna de Machpela em Hebron, lugar que se tornará depois a sepultura dos Patriarcas e das Matriarcas (Gn 23,17). Ele devia agora se ocupar do casamento de seu filho Isaac. E foi o servo do patriarca quem partiu para a Mesopotâmia para procurar a alma-gêmea de seu jovem mestre. Rebeca, irmã de Labão, foi escolhida por suas qualidades de hospitalidade e de amor ao estrangeiro (Gn 24). Ela se tornou a segunda matriarca. Após um longo período de esterilidade, ele dá à luz dois gêmeos: Esaú e Jacó (Gn 25). Diferentes eram no seu caráter e na sua ocupação – Esaú era um homem do campo e Jacó pastor – o mais velho recusou seu direito de primogenitura que implicava sobretudo nos deveres morais e de responsabilidades éticas, e preferiu vender isso ao seu irmão mais novo por um prato de lentilhas. Mais tarde, Esaú provou ser indiferente à mensagem de Abraão e casou com mulheres estrangeiras de Canaã, e introduziu o culto dos ídolos no interior da casa de seu pai, isso não somente rompia com as lições aprendidas de seus pais, mas também uma grave ofensa à memória de Abraão (Gn 26,34). Mas isso não o impedia de desejar ardentemente a bênção de seu pai.


O velho Isaac, cego e ingênuo em ver o mal, quis abençoar Esaú, mas Rebeca, mais lúcida e profetizando o futuro veste Jacó com as roupas de seu irmão. Jacó recebe assim a bênção, que lhe retornou como justiça (Gn 37). Constatando a trapaça feita, Isaac aceita a decisão de sua esposa como uma decisão divina, dizendo: “aquilo que a mulher quis, Deus quis”.

***

[1] As publicações desta série sobre o Judaísmo são extraídas da obra do Rabino francês Philippe Haddad, no livro: Como explicar o judaísmo aos meus amigos. A tradução é de Pe. Fernando Gross, in: www.judaismoecristianismo.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s