2 de Agosto: Dia de Santo Eusébio de Vercelli

Dia de Santo Eusébio de Vercelli é celebrado anualmente em 2 de agosto.

Eusébio nasceu na ilha de Sardenha por volta do ano 283, mas somente entrou para a vida eclesiástica na adolescência, após a morte de seu pai, quando foi levado a Roma para estudar.

Em Roma, o jovem recebeu o batismo do Papa Eusébio, e adotou o mesmo nome deste Pontífice. Mais tarde, foi ordenado sacerdote e, aos poucos, conquistou a admiração dos cristãos. Em 345, o Papa Júlio I o consagrou Bispo de Vercelli.

Santo Eusébio de Vercelli foi um forte opositor do Arianismo, uma doutrina que negava a qualidade divina de Cristo, assim como a da Santíssima Trindade. Por causa das disputas políticas em torno à questão, o bispo foi exilado para a Palestina, perseguido, torturado e preso por mais de seis anos.

Após ser libertado, ao lado de seu amigo Santo Atanásio de Alexandria, conseguiram provar e oficializar a doutrina ariana como heresia.

Atualmente, suas relíquias estão na Catedral de Vercelli e podem ser veneradas pelos fiéis.

Oração a Santo Eusébio de Vercelli

“Deus, nosso Pai, dai-nos sabedoria e bom senso para que nossas vidas sirvam de bênção e de alegria àqueles que conosco convivem. Senhor, ensinai-nos a ver as coisas com realismo e serenidade, confiantes de que tudo providenciais para o nosso bem. Pela força da fé, não tenhamos receio de encarar nossas contradições internas, nossos sofrimentos, medos e decepções interiores. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s