Como deve ser o perfil de um pastor? – Estudos Bíblicos

Por Luiz da Rosa

Acredito que, no fundo, todos temos uma ideia clara de qual é a resposta à pergunta de qual seria o perfil do Bom Pastor. E a resposta mais direta nasce espontaneamente e deriva do significado do termo usado: “pastor”. Não conhecemos bem essa profissão, mas era muito comum no tempo de Cristo e ainda hoje na zona da Terra Santa. O pastor é aquele que garante ao rebanho a vida, pois é capaz de conduzi-lo para onde há comida, para onde há água, coisas raras e não comuns como pode ser nas nossas realidades. No deserto, as ovelhas e cabras não têm muitas opções e contam com a sabedoria do pastor, que sabe conduzi-las para “verdes pastagens”.

Essa visão é uma metáfora para o papel do pastor de uma igreja. Para desempenhar com mérito o seu serviço, deve ser capaz de indicar ao seu rebanho, que é a comunidade, aonde há vida, qual a via seguir para viver conforme os ensinamentos de Cristo. Obviamente a autoridade para fazê-lo não vem só do conhecimento, do estudo, mas sobretudo da coerência de vida: alguém pode indicar a Cristo somente se dEle fez uma experiência significativa.

Outro modo de responder é através do exemplo da primeira comunidade cristão, cuja descrição encontramos em Atos dos Apóstolos. O capítulo 6 conta que quando os cristãos se tornaram numerosos, a comundiade precisou encontrar outras pessoas que ajudassem aos apóstolos no serviço da comunidade. As características dessas pessoas são descritas em 6,3:

homens de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria…

São características muito práticas e de fácil entendimento.

Além disso, acredito que hoje em dia um pastor deva ser também uma pessoa instruída, culta, que se dedica ao estudo da Palavra de Deus e que a saiba explicar de maneira intelegível e conforme a tradição cristã.

Por último, mas não menos importante – como se costuma dizer em inglês – precisamos sublinhar que um pastor é alguém que está a serviço da comunidade e não é uma função que enaltece a si mesmo, mas se caracteriza pelo desapego e pela dedicação à comunidade.

Fonte: abiblia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s