Cartilha CEBs caminhando com Jesus de Nazaré

Não deixemos que nos roubem a comunidade”
Papa Francisco, Evangelii Gaudium, n.92

Com alegria a Ampliada Nacional das CEBs faz chegar a esta comunidade a cartilha CEBs caminhando com Jesus de Nazaré. Ela foi preparada para contribuir no processo de formação, fazendo conhecer o que de fato são e, deste modo, apoiar e fortalecer a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil.

Há muitos materiais de formação de excelente qualidade produzidos por Dioceses, Regionais e organismos eclesiais espalhados por todo o Brasil. Este vem se somar a tantos outros. Neste são tratados temas fundamentais para sustentar a vida e a missão das CEBs no seguimento de Jesus.

A cartilha contém sete encontros, cada um aprofunda um assunto: Quem é Jesus para nós hoje?; Concílio Vaticano II, Povo de Deus e as CEBs; o Reino de Deus e sua justiça; CEBs no espelho das Primeiras Comunidades Cristãs; a Opção pelos/as Pobres; A comunidade se organiza e CEBs: uma Igreja sinodal. Estes temas formam um conjunto articulado e são apresentados numa ordem em que um assunto leva a outro, no aprofundamento dos princípios que regem a vida dos que se lançam ao caminho indicado por Jesus de Nazaré.  

É importante que vocês, reunidos e reunidas em comunidade, planejem a melhor forma de realizar estes encontros de formação: uma vez por semana, a cada quinze dias, em dias seguidos ou alternados, ou mesmo de forma virtual, já que em muitos lugares os encontros presenciais ainda estão restritos devido à pandemia que enfrentamos. Sempre respeitando a dinâmica da própria comunidade. Tenham apenas o cuidado de garantir que todos os encontros sejam realizados.

Pode ser criada uma pequena equipe de duas a quatro pessoas para organizar este percurso de formação. A equipe pode organizar o calendário das reuniões, animar todas as pessoas da comunidade a participarem, combinar os locais onde serão realizados os encontros, ler com antecedência os roteiros, dividir as leituras e preparar um ambiente acolhedor em círculo para a conversa, com a Palavra de Deus e símbolos relacionados ao tema. Também poderá ajudar a comunidade a verificar como foi realizado o gesto concreto combinado no encontro anterior.

Ao final de cada encontro há um texto de aprofundamento. Ele não deve ser lido durante a reunião, mas foi escrito par auxiliar a pessoa ou equipe que irá animar o encontro. Após a reunião, quem anima poderá sugerir que as pessoas da comunidade façam uma leitura individual, de acordo com cada realidade.

A cartilha está disponível em meio eletrônico e, em parceria com o Iser Assessoria, será feita uma edição impressa. A avaliação de sua comunidade será muito bem vinda, para que se possa aperfeiçoar este material. Suas sugestões, críticas e comentários poderão ser enviadas para o e-mail (gt.formacao.cebs@gmail.com).

Temos a esperança de que a cartilha contribua para que as CEBs do Brasil sejam fiéis portadoras da mensagem de Jesus e a atualizem nos diversos contextos em que estão inseridas. Esperamos também que a cartilha seja mais um instrumento que colabore no processo de preparação para o 15º Intereclesial das CEBs. Agradecemos de coração ao monge Marcelo Barros a generosidade de nos oferecer o belo texto de Introdução da cartilha, e sugerimos que seja lido de forma individual, em pequenos grupos ou por toda a comunidade reunida.

 Baixe a cartilha aqui.

Boa reflexão para todas e todos.

Fonte: CEBs do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: