Nota ao Povo de Deus sobre o pronunciamento de Padre Claudemir Serafim sobre a vacina

Por| Hermes Abreu

Recentemente, tornou-se conhecido na internet, o pronunciamento de Padre Claudemir Serafim, Diocese de Tubarão, Santa Catarina; no qual, afirma que as vacinas que podem imunizar homens e mulheres do Covid-19, não são aceitáveis face à Doutrina da Igreja. Em um discurso anacrônico e infundado, defende que o cristão não deve tomar a vacina por ela ter em sua composição material genético advindo de fetos abortados. Há que se esclarecer, primeiramente, que esta afirmação não está sustentada de forma que abranja sua complexidade. Outrossim, também não consta em nenhuma das posições do magistério oficial da Igreja Católica. O padre em questão fala a partir de seus achismos pessoais e, lamentavelmente, age em desobediência e infidelidade ao Magistério da Igreja a quem ele deveria representar.

Em Matéria no site Vatican News, de 21 de dezembro de 2020, A Congregação para a Doutrina da Fé manifestou seu parecer favorável à produção da vacina. (Veja no link o pronunciamento da supracitada Congregação: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-12/congregacao-doutrina-fe-vacina-anti-covid.html) O site Vantican News é, junto ao L’Osservatore Romano, veículo de imprensa oficial da Igreja Católica. Sendo irrefutáveis as informações nele publicadas. Também cabe lembrar aos que ainda não estão informados de que a Congregação para a Doutrina da Fé é um Dicastério da Cúria Romana, o qual, tem sob sua responsabilidade avaliar, investigar e se pronunciar enquanto magistério oficial tudo o que se refere à Doutrina da Igreja. Diante dessas informações, afirmar que não seja moralmente aceitável ao cristão católico tomar a vacina não é o uma afirmação acertada. Ao contrário, reveste-se de infidelidade ao Magistério da Igreja e ao Papa Francisco. Este que, juntamente com o Papa Emérito Bento XVI, submeteu-se à vacina e exorta que é um compromisso ético tomar a vacina.

Pensando em tudo isto, a Página O Caminheiro do Reino afirma ser desqualificadas as palavras de Padre Claudemir Serafim. Não fala em nome da Igreja e está em desobediência a ela. Deve se desculpar de seu deslize não só ao Povo de Deus, como também, ao Papa Francisco e à CNBB. Suas palavras ferem ao magistério e presta um serviço de desinformação, fazendo com que seja culpado das consequências deste. Cada pessoa que, influenciada por suas palavras, não tomar a vacina, vier a adoecer e vir à óbito, será sangue em suas mãos. Suas palavras influenciaram a imprudência e levaram à morte.

A cada dia, faz-se mais necessário se ter um olhar prudente sobre os ministros ordenados da Igreja. Há um afã de defender-se costumes e pensamentos estranhos ao seu Magistério. Devemos lembrar que a Cúria Romana, assim como a CNBB, são como que nossos pais na fé. Devem guiar-nos em um caminhar seguro no seguimento de Jesus Cristo. A Igreja é o Corpo Místico do Cristo. Quem fala contra o Magistério da Igreja, não está em comunhão com ela e com Aquele a quem representa. O Mestre nos disse em seu Evangelho: “Quem não está comigo, está contra mim…” (Mt 12,30).

3 comentários em “Nota ao Povo de Deus sobre o pronunciamento de Padre Claudemir Serafim sobre a vacina

Adicione o seu

  1. Certamente este padre seguiu o pe. Lodi que postou uma live defendendo esta premissa. Postei uma resposta ao pe. Lodi em minha página!

    Curtir

  2. Infelizmente essa ala que destoa das orientações do papa francisco, representada pela renovação carismática, abraçada ao ultra conservador BANNON, norte americano, pressiona a renúncia do papa. Tradição, precede a missão. Esse time de apoiadores do bolsonaro e de sua política perversa para os pequenos e para as minorias, que se dizem renovadores, quer, na verdade, manter o status de uma igreja de sinos e cerimônias, pompas e ausência de compromisso com pobres e desfavorecidos Nunca se ouviu uma voz desses cantorzinhos de quinta defender pobres, moradores de rua, índios, negros, lgbt… todos esses temas incomodam esses zezinhos, fábios, alessandros e outros hipócritas. Esse padre gordo e bem nutrido, não passa de um porta voz robotizado desse grupo. PAI PERDOAI-OS PORQUE NÃO SABEM O QUE FALAM.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: