Como o Evangelista Marcos apresenta Jesus?

O evangelista Marcos ao longo de seu evangelho de 16 capítulos e 728 versículos quer mostrar para a comunidade de Roma formada de judeus convertidos e pagãos que Jesus era o Cristo e o Filho de Deus. Contrapondo a figura do imperador Romano que se autodenominava de Deus e Salvador do povo. Este era o pensamento de Marcos imbuído da catequese de Pedro que ele escreveu em forma de evangelho. Ao longo de seu evangelho Marcos quer provar que o mais importante em Jesus não é os discursos, mas o que ele fez pelos que estavam a margem da sociedade romana: as mulheres, crianças, os leprosos, os cegos, paralíticos, pastores em fim todos que eram descriminado pela sociedade de sua época.

Assim ao longo do evangelho aparecem as ações de Jesus, isto é, Ele era poderoso nas ações, falava e cumpria o que dizia. Ele agia completamente diferente dos políticos de sua época, não se caracterizava por um reformador social, um político de sua época ou sonhador de um futuro melhor. Jesus demonstrava que era profeta, o último dos profetas.

Concluindo:

Ele era o Cristo, que a séculos foi anunciado pelos profetas e esperado pelos judeus (Mc 8,27-29). Ele era o Filho de Deus enviado por seu Pai para cumprir uma missão determinada. Mc 1,11 e 15,39.

Fonte:

CASONATTO, Odalberto Domingos, Como ler o Novo Testamento, subsídios do Instituto de Teologia de Passo Fundo, 1996.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: