Proto-mártires da Ordem Franciscana

Por| Prof. Lenivaldo Carvalho

Hoje, 16 de janeiro, como familia franciscana, celebramos a Festa dos Proto-mártires da Ordem Franciscana. São os irmãos Berardo e Companheiros Mártires.

Foi em 1220, quando estes frades da primeira geração franciscana saíram da Itália e, passando por Portugal, foram acolhidos por António de Lisboa, que era um estudante de teologia da ordem dos cônegos de Santo Agostinho. Neste convento dos Olivais em Coimbra, o jovem frade agostiniano era encarregado da hospedaria. Por isso, recebe os cinco frades, que empreendiam a viagem ao Marrocos. 

Foi nesta ocasião que Antônio de Lisboa teve seu primeiro contato com o franciscanismo.

Os Santos Mártires de Marrocos testemunharam eloquente e corajosamente o Evangelho de Jesus Cristo em terras longínquas. Foram destemidos. Souberem corresponder, naquele início da fraternidade franciscana e, por ser tão autêntica a resposta evangélica destes, São Francisco chamava-os de “legítimos e autênticos frades menores “, segundo relatam alguns dos biógrafos primitivos. Ao saber do martírio, Francisco disse: “agora sim temos verdadeiramente frades menores”.


Que eles iluminem nossa caminhada franciscana no hoje, em nossa história.

Passsdos mais de oito séculos, a Vocação Franciscana continua sendo um Dom de Deus para o Mundo. Dom de ternura, misericórdia e sobretudo, Dom de fraternidade com tudo e todos em um só abraço reconciliado, irmanados no espírito das bem aventuranças do Reino de libertação.


Viva os Santos proto-mártires da Ordem Seráfica!


*Lenivaldo Carvalho
Franciscano Historiador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s