
A compreensão da liturgia da Igreja está em constante mudança. Hoje, mais de 50 anos após o Concílio Ecumênico Vaticano II, e da promulgação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, temos condições de fazer uma reflexão mais madura sobre o sentido e identidade da liturgia assumida pelos padres conciliares e que é celebrada e vivida pelas comunidades espalhadas por todo o mundo. O estudo e reflexão, faz com que a liturgia seja sempre atual, superando o ritualismo, a criatividade desconexa e a personificação. Assim, a ASLI e seus membros com suas publicações, pretendem contribuir para uma liturgia autentica, nobre e simples.

A Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) tem por finalidade contribuir com a ciência litúrgica, incentivando seus membros na elaboração de conteúdos que possam ajudar as diversas instâncias no processo litúrgico em nosso imenso país. Com esse intuito, o segundo livro da série Atualização litúrgica é composto por um conjunto de artigos desenvolvidos por pensadores da ciência litúrgica, apresentando como temática central “as interpelações do Papa Francisco para a liturgia de hoje”, além de outros temas pertinentes, oportunizando ao leitor o acesso ao fruto de suas pesquisas e reflexões.

Com a consciência de que crescemos e nos edificamos à medida que escutamos, refletimos e partilhamos a Palavra de Deus, a Associação dos Liturgistas do Brasil vem mais uma vez contribuir com a reflexão litúrgica da Igreja no Brasil, fazendo chegar em suas mãos este conjunto de artigos, fruto do trabalho de alguns de seus membros e de liturgistas convidados, a partir da temática Ministério e celebração da Palavra. Um trabalho sério e edificante, que tem por objetivo ampliar o conhecimento litúrgico de tantos irmãos e irmãs que se dedicam ao trabalho da liturgia nas diversas comunidades eclesiais.
Todos estes cadernos são publicados pela Editora Paulus.
Deixe um comentário