Nota de Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages-SC, sobre a desastrosa homilia do Pe. Elenildo Pereira (Canção Nova) e outros

Por| D. Guilherme Antonio Werlang

Bom dia, minha amiga e meu amigo!

AFINAL, ONDE NÓS VAMOS PARAR COM TANTA IRRESPONSABILIDADE, EM PARTE, DA EVANGELIZAÇÃO ELETRÔNICA?

Recebi por WhatzApp, depois fui pesquisar na internet e verifiquei mais UMA TRISTE VERDADE de como hoje em dia, qualquer católico pode CONFRONTAR direta e desrespeitosamente toda a HIERARQUIA da nossa querida e amada Igreja Católica.

Mesmo quando alguns assuntos não são questões de dogma, de doutrina ou magistério, RESPEITAR A HIERARQUIA, especialmente das posições públicas do Papa, da Conferência Nacional dos Bispos de um país, no nosso caso, da CNBB, de falas oficiais do Presidente da Conferência, sempre é um sinal de humildade, UNIDADE e espeito.

Em muitos assuntos há leigos e membros do clero que abertamente, só porque têm microfone e câmera de TV de alcance nacional e internacional à sua disposição, pregam de forma discordante, tanto em assuntos de DOUTRINA, LITUGIA, CATEQUESE, quanto de opção pelos pobres, pastorais sociais, ou de outras manifestações que geram dúvidas enormes entre nossos fiéis.

PIOR, MUITO PIOR, INFINITAMENTE PIOR É QUE LITERALMENTE INVADEM AS DIOCESES, PARÓQUIAS E PEQUENAS COMUNIDADES COM SEUS ACHISMOS, COM “SUAS” VERDADES, COM “SEUS” DESVARIOS E DESATINOS. O que vale a palavra de uma pobre e limitada catequista, de uma religiosa, de um padre ou bispo que literalmente DOA sua vida inteira pela COMUNIDADE, pelas famílias, muitas vezes não tendo sequer recursos para manter o básico como uma boa sala de reuniões, de encontros, de um data show ou algo assim? SE O “FAMOZINHO” deste ou daquele canal ou desta ou daquela Rede Social, ou neste ou aquele palco falou, é aquilo que vale e fim de papo.

Não consigo entender como possa haver tanta petulância, arrogância, nariz empinado e simplesmente, depois de ter recebido a imposição das mãos e a unção sagrada para o SERVIÇO, na Igreja e POR MEIO da Igreja, alguns, poucos que sejam, possam simplesmente “virar o arreio”, como se eles fossem o MAGISTÉRIO, mesmo em descomunhão com as posições de seus superiores.

Poderia aqui falar de muitos casos, mas o que me deixou tão INDIGNADO, REVOLTADO e INJURIADO foi ver um padre que não conheço pessoalmente, Padre Elenildo Pereira, membro da Comunidade Canção Nova, usar o púlpito com as luzes, microfones e câmeras daquela respeitada e renomada TV, para com os paramentos festivos de missa de 1º de janeiro de 2021 se manifestar sobre a vacina da COVID-19, como se ele tivesse AUTORIDADE delegada por todos nós para INVADIR as casas de nossos fiéis, sendo voz totalmente DISSONANTE de tudo o que o Papa Francisco tem falado desde o início da pandemia e de TODAS as posições e declarações da CNBB, bem como de nossas Dioceses e Paróquias que diariamente temos que sepultar tantos de nossos fiéis ou que acompanhamos a luta frenética e inumana de milhões de profissionais da saúde e de cientistas do mundo inteiro na busca desesperada de uma vacina de imunização.

Do alto de sua IMATURIDADE, este sacerdote, com ou sem direito, proclama ao Brasil e ao mundo que “O PADRE ELENILDO PEREIRA NÃO TOMARÁ A VACINA ENQUANTO NÃO TIVER TODOS OS TESTES POSSIÍVEIS E IMAGINÁVEIS, EM TODAS AS FASES, COM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA”. Aí no meio, espertamente para não ser incriminado judicialmente incluiu “que não é contra a vacina!, mas sua grande manchete espalhafatosa era: “Cuidado, é só a capa. Só a capa”.

De onde essa gente acha que recebeu poder e autoridade para CONFRONTAR, DESAFORAR, DESRESTEITAR, SUA MÃE, A IGREJA, E DESINFORMAR, COLOCAR EM DÚVIDA DO QUE OS FIÉIS OUVIRAM LÁ NA SUA PÁROQUIA, E AGORA EXATAMENBTE VEEM E OUVEM O CONTRÁRIO, POR UM “MIDIA MANN” OU UM “INFLUENCER RELIGIOSO” que foi formado por nós mesmos, em nossos seminários, normalmente às custas das doações de nossos fiéis pobres, com esmero e dedicação de nossos ótimos reitores e professores na filosofia e teologia?

Se perguntar aos proprietários da TV, com certeza dirão que a responsabilidade não é deles, mas do Padrezinho metido a pregador e evangelizador importante, tanto que pode se pronunciar publicamente diverso daquilo que é a POSIÇÃO DA CNBB E DO PAPA.

Na verdade, pela sua fala que vai na linha do “negacionismo”, desafia os cientistas e, no mínimo, os chama de mentirosos, caloteiros, de que estão de brincadeira com a vida humana, que não são pessoas dignas de credibilidade. E nós aqui na base temos que nos virar nos trinta para explicar ao povo o que não é explicável. Como dizer e fazer compreender que ESTA OU AQUELA TV, É DE INSPIRAÇÃO CATÓLICA, MAS NÃO É DA IGREJA CATÓLICA E QUE A CNBB NÃO TEM PODER SOBRE ELA? Como dizer que uma “Associação” de fiéis católicos são católicos enquanto em seus membros, mas que tem estatutos próprios por direito?

Por vezes sinto que nós bispos, CNBB, e até o Papa somos tratados como meros moleques e que afinal os “sábios e entendidos” são os que assim se auto proclamam e são eles os únicos “salvadores” de uma Igreja que só é verdadeira dentro do que eles definem e defendem.

E os leigos, nossos fiéis, como ficam, a quem ouvem, quem seguirão? QUAL É AFINAL A VOZ E A PALVRA DA IGREJA CATÓLICA NESTE MUNDO ONDE CADA UM SE ACHA NO DIREITO DE TER E PROCLAMAR “sua” verdade?

Enquanto o Papa, desde Roma reza, pede para o mundo inteiro rezar para que os cientistas logo encontrem a vacina imunizatória e protetora a salvar milhões de vidas e diz para o mundo inteiro que ele vai querer ser vacinado, aqui onde vivemos num mundo de palpitômetros, NINGUÉM CONSEGUE POR FREIOS, NEM LIMITES NESSAS ANSEIRICES.

O Papa disse que essa questão de vacinar ou não é uma questão de ÉTICA, porque não se pode pensar só em si, mas também em proteger os outros, o coletivo, a humanidade. Mas alguém lembra o ano da morte e enterro da ÉTICA?

Fosse numa empresa, numa instituição onde há HIERARQUIA um subalterno desrespeitar ou contradizer a fala oficial da empresa ou instituição, O QUE ACONTECERIA? Mas se é na Igreja, errado sou eu, errado está quem discorda dos que detém o poder do microfone, a imagem da câmera e o público anestesiado. Inclusive, diz nas reportagens que pesquisei sobre o fato acima, o Padre ainda foi aplaudido pelos presentes.

Reafirmo o dito acima, que a crítica é específica a quem falou isso na missa, não portanto à TV ou Instituição. Sei como isso acontece em Instituições.

Nós, bispos levamos chumbo grosso todos os dias, seja da direita, seja da esquerda, mas o fato é que uns podem dizer tudo o que querem e outros nada. Depois somos “nós” que não sabemos conduzir o rebanho. Na casa onde a voz e autoridade dos pais já foi solapada, usurpada e roubada pelas crianças ou adolescentes, vira normalmente “chapéu velho” e a ruína vem à galope.

Fonte: Perfil de D. Guilherme no Facebook

37 comentários em “Nota de Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages-SC, sobre a desastrosa homilia do Pe. Elenildo Pereira (Canção Nova) e outros

Adicione o seu

  1. Esses engomadinhos da canção nova já foram longe demais. Estimulados pelo anti papa banon, articulador da campanha de Trump, desejam a renúncia do papa francisco.
    Eu vejo como um racha sem volta. Aquele Jonas gritão tem que ser silenciado.
    Parabéns a quem está vendo essa divisão intragável da Igreja Católica.
    Força e apoio ao Bispo que corajosamente se posicionou perante o absurdo do padreco sem formação teológica e doutrinária.

    Curtir

    1. Parabéns e muito agradecido Dom Guilherme. Compartilhamos da indignação. Está na hora de a igreja aprimorar os critérios de admissão ao sacerdócio e rever radicalmente a preparação dos mesmos. Estão anunciando cristos que não estão na bíblia. Cada um tem o seu cristo e ganha espaços na mídia para divulgá-lo. Lamentável e deprimente!!!

      Curtir

  2. Excelente o seu comentário! Há necessidade de periodicamente sermos orientados a respeito do que é postado nas redes sociais! Principalmente partindo de um religioso, que induz aqueles que o seguem a fazer o mesmo.

    Curtir

    1. Obrigado por sua participação. Paz e Bem! Sua participação e comentário são sempre bem vindos.

      Curtir

      1. Custa acreditar que foi um bispo que escreveu um texto desse. Para escrever um monte de bobagens dessa, deveria ao menos mostrar toda sua sapiência em questões científicas e citar suas fontes primárias para sustentar todo esse discurso de ódio exprimido nesse texto “chinfrim” e tão mau redigido. Num segundo momento, deveria utilizar documentos da igreja e até mesmo a sagrada escritura para admoestar, corrigir e ensinar o povo de Deus. O que não fez porquê sua superficialidade de fé é latente. Mas como o próprio Jesus disse em MT 24, que é necessário que tudo isso aconteça. Lamentável!

        Curtir

        1. Primeiramente: respondendo à sua pergunta, o texto foi retirado do perfil do próprio bispo. Nossa página está revestida de responsabilidade. Nunca divulgaria o que teria origem duvidosa. Também sabemos quem é o bispo. Sua história o referencia.

          E o senhor… Quem seria? O bispo conhecemos. De longos serviços prestados à Igreja. De sua contribuição e comunhão com a Casa Pontifícia e a CNBB. E o senhor? O que fez para que sua palavras estejam revestidas de crédito histórico, eclesial, acadêmico? Desconhecemos. Neste sentido, ficamos com o bispo. O senhor… Palavras ao vento.

          Curtir

  3. Concordo completamente com sr. Bispo, infelizmente tem Padres, que se formam e esquecem que são Padres!!! tomam posições, como se fossem donos da razão!!!
    Ao meu ver como leigo, porém participante da Igreja Católica, está faltando autoridades dos Bispos e responsáveis por esses Padres em suas Dioceses.

    Curtir

      1. A Canção Nova, como outros movimentos radicais da Igreja, têm afastado fiéis há muitos anos! Ou a Igreja se posiciona radicalmente e impõe limites a esses desatinos ou teremos os pentecostais católicos tomando conta da Santa Madre Igreja.

        Curtir

  4. Dom Guilherme, Bispo, Pastor e Profeta. Não só oportuna sua reflexão, como necessária nas realidades social e eclesial em que vivemos hoje.
    São fiéis que passam o dia vendo e ouvindo essas TVs ditas “católicas” e nas Paróquia só buscam os sacramentos por preceito sem se comprometerem e ainda criticam seus párocos por não agirem como os “evangelizadores” das TVs…
    Pe. André Andrade Brandão

    Curtir

  5. Parabéns, Sr Bispo. A Igreja tem Tradição e Magistério a serem respeitados. Quem quiser os holofotes, mude de trincheira.

    Curtir

  6. A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é Santificada, quando um se empenha em santificar-se. Quando peca… Essa vaidade do Pe. Elenildo Pereira iguala-se aos irmãos que cita Mt 20,17-28.

    Curtir

  7. O senhor está certo até certo, se não for pedir muito de tão pequena q sou, gostaria muito que a CNBB tirassem a política do presbítero seja de direita seja de esquerda seja como for, digo isso me referindo diretamente a TV Aparecida q tem um aparelhamento político, nas paróquias tbm, os padres perderam o respeito por nós, muitos xingam falam mal de partido y partido k, esquecendo q o povo de Deus vive em uma democracia( ainda) e q entre este povo tem de todos os partidos, tem de haver respeito de ambas as partes, coitado do Papa Francisco…pelo qual rezo todos os dias.

    Curtir

  8. Está na hora de todos os cristãos, especialmente EVANGELIZADORES, retomar os mandamentos da Lei de Deus, especialmente o QUINTO: Não Matar- Jesus veio trazer Vida Plena! Evangelizar é trazer esta Boa Notícia: Vida em Abundância, feliz, com saúde, vida digna.
    Acreditar na ciência, nas vacinas, nos medicamentos a meu ver é acreditar no dom que Deus dá aos seus filhos!

    Curtir

  9. Tem toda razão o Sr. Bispo.Há católicos que o são mais do que o Papa. Se quiserem desrespeitar as orientações da Hierarquia, saiam da igreja e se declarem fora dela. E então falem o que quiserem, mas não o façam em nome da Igreja em que se encontram, mas que não seguem. .

    Curtir

  10. Parabéns Dom Eusébio pelo seu corajoso pronunciamento, como diz São João em sua carta: “eles estão entre nós, mas não são dos nossos” . Realmente, se fossem dos nossos não agiriam assim. Desculpe Sr. Bispo, mas a maioria dos podres de hoje não estão devidamente preparados para esse ministério e se colocam como grandes “sábios ” em todas as áreas da vida.
    Mais uma vez agradecida pela sua profunda e acertada reflexão.
    Nilce, catequista.

    Curtir

  11. Diante de tão sabias palavras, me cabe apenas o silencio, o respeito e a reverencia, a este homem, escolhido dentre tantos homens, a SERVIÇO dos homens, nas coisas de Deus. Agradeço a Deus pelo seu episcopado, alicerçado na verdade do Evangelho.

    Curtir

  12. Acredito que o Padre foi infeliz em sua homilia, acabou de ser consagrado padre, temos que rezar por ele, para que não cometa mais desatinos como esse.
    Infelizmente estamos vivendo no Brasil uma desordem que nunca houve antes, a saúde e a igreja nunca foi tão testada como nos dias atuais.
    Vamos continuar rezando para que possamos superar essa fase tão difícil que estamos vivendo.
    um abraço a todos!!

    Curtir

  13. O problema não é só Canção Nova! O grande problema está na formação dos novos sacerdotes! Muitos se escondem atrás dos seus altares, acham que tem poder pra doutrinar as pessoas colocando cabresto, sem falar nos grandes problemas de cunho afetivo! A formação nesses seminários deve ser mais rígida. Seminário não é fuga de realidade, é formação de homens que realmente querem se despojar dessa vida mundana para seguir verdadeiramente o grande mestre e servir os irmãos pobres e marginalizados! Saiam dos seus altares e vão até os pobres. Muitos usam a igreja para se enriquecerem! Misericórdia!

    Curtir

  14. Parabéns Dom Guilherme. Dissestes bem. Como diácono da Igreja sinto a cada dia as dores causadas por aqueles que buscam pregar suas próprias verdades travestidos do poder midiático. Doloroso ver um negacionismo exacerbado e um descuido criminoso com a vida e o bem do Povo de Deus. Esse é um dos muitos que infiltrados no seio da Igreja usam e abusam dos meios de comunicação unicamente para confrontar o Santo Padre o Papa e o Magistério da Igreja visando firmar sua sede de poder e dominação. Oremos….
    Diácono Walter Saraiva
    Arquidiocese de Curitiba

    Curtir

  15. Parabéns pelas sábias e edificantes palavras Dom Guilherme, que bom que apesar de termos esses engomados que não descobriram ainda a vivência verdadeira do evangelho e do caminhar com o povo de Deus, temos pastores de fato para nos conduzir.

    Curtir

  16. Concordo plenamente com o Bispo, mas é como ele mesmo afirmou, infelizmente nos assustamos com pessoas que agem na contramão da Igreja e do bem comum nas mais diversas instâncias. Deve sim haver uma retração por parte do padre e a Igreja tem direito e dever disto exigir.
    É também louvável reconhecer o mérito da Emissora em questao, pois, apesar de uma ou outra falha, é sem dúvida um instrumento de evangelização muito caro para Igreja há muito tempo (principalmente quando não se tinha outros canais como hj temos).
    Rezemos por nossa Mãe Igreja para que cada um cumpra a sua missão com excelência caminhando juntos e fazendo as devidas correções e podas, melhorando o seu modo de servir para que como uma árvore o Reino cresça até a grande Parusia.

    Curtir

  17. Não sei o que foi pior nessa postagem. Se foi ver os comentários do bispo ou o apoio do Frei. Lamentável!! Se não fosse a Canção Nova já estaria fora da Igreja Católica há muito tempo! Foram pares e mais padre que celebravam missas sem o menor entusiasmo de estar celebrando o céu na terra! Hoje sinto no meu coração a vontade e a necessidade da adoração ao Santíssimo Sacramento!! Rezo o Rosário diariamente graças aos ensinamentos aprendidos na TV Canção Nova. Por outro lado para da minha paróquia já me disseram que nunca conseguiram rezar um terço. Peço diariamente pela santificação do Clero. Que Jesus tenha misericórdia de vocês e de todos nós. Triste demais!!

    Curtir

    1. Um padre em desobediência pode fazer qualquer coisa de bela, mas não está em comunhão com a Igreja. Minha irmã, um dia verá a verdade. Você fala de ver coisas belas lá. O teatro pode ser lindo, mas ao cair do pano, a realidade nos vem aos olhos. Peço a Deus que lhe dê discernimento. Para entender onde está a Igreja de Jesus. E na Canção Nova certamente não está. Jesus não compactua com os vendilhões do templo.

      Curtir

  18. É, pessoas assim precisam ser criminalizadas, assim como o presidente. Estão vendo tanta gente perder suas vidas…. Isso é fazer pouco caso. Você estar certíssimo Dom Guilherme, fico feliz de ter bispo assim como você, voz profética….

    Curtir

  19. Venho colocar somente o seguinte: A ação negativa que estamos recebendo atualmente, nós simplesmente estamos no fim dos tempos onde o grande problema é deixar-nos influenciar pela presença negativa do pai da mentira que de todas as formas tenta nos enfraquecer, nos dividir na nossa FÉ E AMOR A DEUS e a seguirmos a JESUS.
    Como leigo, eu costumo me questionar dizendo:
    O que Faria Jesus nessa situação?… Ou o que fez Jesus em situações semelhantes, diante dos Fariseus, tidos como conhecedores da lei e julgavam-se os donos da verdade, contra Jesus.
    “… Perdoai-os PAI… eles não sabem o que fazem… ”
    SOMOS SEGUIDORES DE JESUS, E O FAZEMOS ATRAVÉS DO SANTO PADRE, O PAPA FRANCISCO…. ASSIM SEJA… AMÉM!
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO…
    – PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!…..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: