Padre Josimo

Josimo Morais Tavares, conhecido como Padre Josimo, nasceu em Marabá no Pará, de família humilde Josimo era filho de uma lavadeira que o teve à beira do Rio Araguaia, em 1953. Ainda criança, sua família se mudou para a cidade de Xambioá , no Tocantins. Aos 11 anos partiu para Tocantinópolis para estudar em um seminário. De lá rumou para Brasília, depois para Aparecida do Norte (SP) até estudar em Petrópolis (RJ), em um seminário Franciscano.

Por ser pobre, negro e filho de camponeses, Josimo foi alvo de muitos preconceitos. Quando terminou os estudos, decidiu voltar a Xambioá para dedicar sua vida à causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ao longo de sua vida, o padre denunciou os grileiros da terra, a opressão dos latifundiários contra os lavradores e defendeu os direitos do povo, conscientizando-os sobre sua força. Padre Josimo era coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – no Bico do Papagaio, conhecida por intensos conflitos de disputa de terra.

josimo

Por suas idéias e ações, causou ódio aos fazendeiros da região, passando a receber diversas ameaças de morte.Em 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, padre Josimo foi assassinado com dois tiros pelas costas quando subia a escadaria do prédio onde funcionava o escritório da CPT.

Padre Josimo está muito vivo e presente nos nossos corações e na mente de milhões de pessoas que lutam para que a terra seja libertada das garras do latifúndio e partilhada com milhões de sem-terra.

Fonte: Instituto Cultural Padre Josimo

Um comentário em “Padre Josimo

  1. Conheci a história do Padre João no na Romaria dos Mártires da Caminhada, em 2011, na cidade de Ribeirão Carvalheira. O estandarte com a imagem dele veio parar na minha mão durante a caminhada. Depois, encontrei um livro sobre a história dele na casa de meus amigos Franciscanos, onde estava hospedada e realizando missão. Ele é um mártir e um grande discípulo de Jesus de Nazaré. #padrejosimopresente
    Fábia Dejavite

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s