Judeu, Israelense, Israelita, Semita e Hebreu: ao que se refere cada uma destas palavras?

Por| Hermes Abreu

Atendendo às várias perguntas que nos chegam por e-mail, pensamos que seria oportuno usar deste nosso espaço no Blog “O caminheiro do Reino“, para traçar breves respostas sobre curiosidades dos que se interessam pela cultura que cerca as Escrituras Sagradas. Claro nos é que a Palavra de Deus se insere em contexto histórico, cronológico e antropológico. São estas abordagens que permeiam os relatos bíblicos e os sustentam. Em conseguinte, destas provêm muitas dúvidas. Atentos a tais necessidades, passemos aos esclarecimentos das questões que nos chegam ponto a ponto.

Hoje pretendemos elucidar o que significa ser judeu, israelense, israelita, semita e hebreu.

Como é a vida dos judeus na Rússia contemporânea? - Russia Beyond BR

Judeu

O Judaísmo é uma religião. Aqueles que praticam o judaísmo são considerados judeus. Tanto os que nasceram dentro do judaísmo, quanto os que a ele se converteram. Existem judeus, confessos do judaísmo, vivendo no mundo todo. Atualmente, estima-se que os judeus são mais de 14.500.000, espalhados pelo mundo. Só no Brasil, temos algo em torno de 120.000. A maior comunidade judaica do mundo fica em Israel, 6.5 milhões. A segunda maior, nos EUA, 5.7 milhões.

O judaísmo é a primeira religião monoteísta do mundo, isto é, a primeira a crer em um só Deus. O judaísmo crê no Tanach, que pode ser chamado – em português – de Bíblia hebraica, bem próximo ao Primeiro (Antigo) Testamento da Bíblia Cristã. Dentro do judaísmo, existem algumas vertentes. Judaísmo ortodoxo, judaísmo reformista, judaísmo moderno, entre outras variedades.

O termo Judeu vem do nome Judá, um dos 12 filhos de Jacó, que deu origem a uma das 12 tribos de Israel.

Conheça a posição de Israel, palestinos e comunidade internacional sobre  Jerusalém | Mundo | G1

Israelense

Israelense é quem mora e tem cidadania de Israel. Todo israelense é judeu? Não! Israel é um país democrático e, assim, vivem nele pessoas de diversas religiões. Podemos dizer que 78,8% da população de Israel são Judeus, 17% são Mulçumanos, 2% são Cristãos, 1,7% são Druzos e 4,5% são de outras confissões de fé.

Jacó e o Anjo (1865) de Alexandre-Louis Leloir | Tela para Quadro na  Santhatela

Israelita

Israelitas são os filhos de Israel. Nome dado a Jacó, um dos três patriarcas bíblicos, depois que este luta com o anjo, como está escrito em Gn 32. Portanto, toda sua descendência são os filhos de Israel. Neste sentido, Israelita se refere ao povo de Israel, no seu sentido bíblico.

Hebreus: história e características (resumo) - Incrível História

Semita

A palavra Semita, remete-se à genealogia de Noé, personagem de existência questionável pelos exegetas bíblicos, uma vez que – até o capítulo 12 de Genesis – não se pode assegurar como históricos os relatos e narrativas lá presentes. Cam, Jafé e Sem eram filhos de Noé. Não obstante as dúvidas da historicidade mencionadas acima, ficou-nos a palavra Semita como designante do povo que descende de Sem, filho de Noé. Daí, semitismo e antissemitismo, como forma de denominar relações fraternas, ou não, com o povo de Israel.

Hebreus: origem, conquistas, reinados e diáspora - Brasil Escola

Hebreus

Este é um conceito complicado, dada a divergência de opiniões e teorias. Fundamenta-se bem no início da Bíblia. Em Gn 14, Abraão será chamado de “o Hebreu”. Consequentemente, todos os descendentes de Abraão são chamados Hebreus.

Da descendência de Sem, filho de Noé, chegamos a Héber. Sendo Abraão descendente de Héber, toda sua descendências será chamada de hebreus. Além disso, Héber falava hebraico. Claro que o hebraico bíblico, um tanto diferente ao idioma que ainda hoje se fala.

Em novos textos, iremos percorrer outras dúvidas que nos foram expostas. Estejam à vontade de nos contactar para apresentar suas questões. Na alegria do serviço fraterno, nos colocamos à disposição.

Fraternalmente em Cristo e São Francisco,

desejamos sempre ser servos e irmãos menores!

freiabreu@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: