O Natal de Francisco em Assis: tradição e modernidade viajam o mundo através de um App

Como foi o Natal para São Francisco? Um presépio imaginário e carregado de recursos tecnológicos, sobretudo com o apoio visual dos afrescos de Giotto, vai fazer com que “a tradição e a modernidade se encontrem na espiritualidade franciscana”. Projeções em vídeo e jogos de luzes a céu aberto que poderão ser admirados até 6 de janeiro através de um aplicativo, mas também com estátuas em tamanho natural que vão valorizar os profissionais da saúde durante a pandemia: a partir desta terça-feira (8), a cidade de Assis se transforma em “O Natal de Francisco”, já que “não há noite que não tenha a sua luz. Não há Natal que não tenha a sua paz”, afirma Pe. Enzo Fortunato.

Andressa Collet – Vatican News

As celebrações em preparação ao Natal têm sido alteradas, mas, sobretudo, procuram valorizar o trabalho dos profissionais da saúde que durante todo o ano têm atuado na linha de frente para contrastar a emergência sanitária imposta pelo coronavírus. Assim é o caso da inauguração do presépio e da árvore de Natal da cidade de Assis, na Itália, que acontece nesta terça-feira (8) e irá celebrar, simbolicamente, a atuação de médicos, enfermeiros e agentes de saúde durante a pandemia. Para a ocasião, inclusive uma estátua em tamanho real representando uma enfermeira será colocada no presépio.

A programação da inauguração

A partir das 17h na Itália, 13h no horário de Brasília, o cardeal Mauro Gambetti vai presidir a Santa Missa na Basílica Inferior de São Francisco para, em seguida, abençoar o presépio e dar a partida para a iluminação da árvore de Natal – de 13 metros de altura, decorada com cerca de 40 mil luzes LED e instalada na praça inferior da Basílica. O presépio, composto por 50 estátuas, atravessa as praças e as ruas da cidade de Assis, transformando-a “em uma nova Belém”, afirma um comunicado de divulgação do evento.

Estátuas e projeções em vídeo irão reproduzir os afrescos de Giotto na fachada da Basílica Superior de São Francisco e da Catedral de São Rufino, fazendo com que “a tradição e a modernidade se encontrem na espiritualidade franciscana”. Além disso, jogos de luz e mapeamentos em vídeo – uma técnica que projeta imagens em diferentes superfícies e objetos, serão reproduzidos pelas ruas da cidade, sob a direção artística de Mario Cucinella.

O aplicativo para seguir em streaming

Para quem não estiver em Assis, também vai poder admirar no detalhe o Natal especial da cidade italiana, graças ao aplicativo: nataledifrancesco.it. O recurso tecnológico vai facilitar o acesso às projeções em vídeo da Natividade de Jesus e da Anunciação de Maria, afrescos de Giotto e oficina, presentes na Basílica Inferior de São Francisco.

Já sobre a fachada da Basílica Superior, a cada 30 minutos, das 17h às 22h no horário italiano, os seguidores vão poder ver o mapeamento em vídeo do interior do Complexo Monumental ao mergulhar em mais de 10 mil metros quadrados de afrescos, emergindo numa evocativa narração do Natal de São Francisco. Um trabalho de computação gráfica que vai permitir, pela primeira vez, de admirar o interior da Basílica inclusive em horário de fechamento ao público.

A transformação da cidade de Assis

O projeto ganhou o título de “O Natal de Francisco” para voltar às origens da festa natalina através de uma cidade de Assis que vai se transformar, a partir desta terça-feira (8) e até 6 de janeiro de 2021, num presépio imaginário. Graças ao jogo de luzes serão iluminados, com cores particulares, alguns edifícios-símbolo da cidade e visíveis de longe, inclusive, com iluminação cenográfica pelas ruas.

Por causa das restrições impostas pela pandemia, neste ano não será organizado o tradicional encontro na praça aberto aos cidadãos, mas a cerimônia pode ser seguida em streaming nos canais sociais de “São Francisco de Assis” e no site sanfrancesco.org. E para acompanhar as projeções, basta se conectar ao aplicativo “nataledifrancesco.it” para acompanhar, todas as noites, a narrativa e a espiritualidade de São Francisco através do recurso das novas tecnologias.

As iniciativas do do Sagrado Convento de Assis ganharam patrocinadores e apoiadores para levar o “presépio de luz” à Itália inteira e ao mundo, conectados pela internet. O Padre Enzo Fortunato, diretor da Sala de Imprensa do convento durante a apresentação do evento, resume:

“Não há noite que não tenha a sua luz. Não há Natal que não tenha a sua paz.”

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: