Quem ía com Cleopas à aldeia de Emaús? Quem era o outro Discípulo? Ou seria Discípula?

Emaús (grego: Ἐμμαούς, em latim: Emmaus, em hebraico: חמת Hammat, significando “riacho quente”, em árabe: عِمواس Imwas) foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 11 km ao noroeste da moderna Jerusalém. De acordo com as escrituras cristãs, Jesus apareceu perante dois de seus discípulos em Emaús após a sua ressurreição (Lucas 24,13-35). Em Emaús se dá um dos acontecimentos após ressurreição de Jesus. Encerra em si o significado de esperança e perseverança para a Comunidade Cristã.

Por|  Odalberto Domingos Casonatto

O texto evangélico de Lucas 24,13-35 não cita o nome do companheiro dele que saiam de Jerusalém depois do fato da ressurreição e voltavam para suas casas na aldeia de Emaús, não muito distante dali.

O texto de Lucas assim fala:

Eis que dois deles viajavam neste mesmo dia para uma aldeia chamada Emaus, a sessenta estádios de Jerusalém e conversavam sobre todos os acontecimentos. …(18) Um deles, chamado Cleopas lhe perguntou…”
Lucas 24,13-35 – Bíblia de Jerusalém.

Lucas não teve nenhuma preocupação em citar o nome do companheiro de Cleopas, mesmo porque não havia razão de constar este nome na narrativa. O mais importante para Lucas não era a volta para as casas dos discípulos, mas era o Cristo ressuscitado.

Muito se tem falado e escrito deste episódio. De fato, é uma narração muito bonita e com muitos ensinamentos. Muitos pregadores o usam quando apresentam sua doutrina. Pois ela mostra o empenho e o crescimento do grupo dos discípulos que buscam conhecer Jesus.

Alguns dizem que o nome do discípulo que acompanhava Cléopas era Jairo. Outros, que seria Maria, esposa de Cléopas.

Tudo isto são considerações, isto é, a tentativa de encontrar uma resposta pelos meios que possuímos, embora permaneça a dúvida, uma vez que o texto evangélico não cita o nome deste discípulo.

O nome do primeiro discípulo de Emaús

O nome de um dos discípulos aparece no texto de Lucas 24,18.

“Um deles, Cléopas, lhe perguntou. Tu és o único forasteiro em Jerusalém que ignora os fatos que nela aconteceram nestes dias?” (Lucas 24,18). Bíblia de Jerusalém.

O nome do segundo discípulo de Emaús

Qual seria o nome do segundo discípulo: Seria Jairo, onde está escrito o nome dele?

Seria Maria esposa de Cléopas, retornando da festa da Páscoa?

Uma das conjunturas curiosas diz que se tratava de uma mulher, Maria, esposa de Cléopas, que caminhava junto de volta porque juntos tinham ido comemorar a Páscoa em Jerusalém. Qual era o nome da mulher de Cléopas? Simplesmente Maria de Cléopas. Este nome encontramos no evangelho de João e ali está escrito, em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléopas. Quem era Cléopas, e este discípulo de Emaús que Lucas fala?. Este é o único lugar da Bíblia que fala-se de Cléopas, isto é Maria de Cléopas, que vinha ser a tia de Jesus, possivelmente irmã de Nossa Senhora.

Existem estudiosos que afirmam que seja a mulher de Cléopas

Pesquisei em vários comentários bíblicos buscando uma resposta que pudesse auxiliar. De fato alguns pregadores citam este fato e comentam. Coloco alguns pensamentos que vem deste pregador de Retiro:

“Pergunto-lhes, quem eram os dois discípulos de Emaús, Nome? Cléofas, e o outro? Jairo?, onde você achou esse Jairo? João, onde está escrito o nome dele? O nome dele está escrito em João mesmo! O nome dele não era ele, era ela, Maria, esposa de Cléofas, e como chamava a mulher dele? Maria de Cléofas, está escrito, isso é lógica do evangelho, está escrito em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléofas, qual Cléofas?

Pelo contexto, podemos perceber que é um casal, Cléofas e Maria. Maria e Cléofas, eles estavam voltando para Emaús.

Pouco se encontra escrito sobre o fato que o segundo discípulo de Emaus seja Jairo.

Fonte: ablibia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s