Reflexões em torno à Minoridade: De Francisco de Assis ao Papa Francisco (I)

Por| Frei Vanildo Luiz Zugno, OFMCap

Neste mês de novembro de 2020, no Vol. 74, n. 02 (2020) da REVISTA GRANDE SINAL, tivemos a alegria de ver publicada primeira parte de uma reflexão sobre a minoridade que produzimos junto com Frei Aldir Crocoli. Na próxima edição esperamos seja publicada a segunda parte da reflexão. Abaixo o resumo tal qual publicado na revista e o download da íntegra do texto.

Resumo
A minoridade é um dos elementos fundamentais do carisma franciscano. Em Francisco de Assis e na tradição franciscana, mais do que uma qualidade, ela se constitui por um modo de relacionar-se com Deus, consigo mesmo, com os irmãos e irmãs, tanto na comunidade religiosa como na Igreja e, no horizonte mais amplo, na sociedade. Minoridade que se expande para além do humano e alcança, como em Francisco de Assis, a todo as criaturas. A partir dos textos de Francisco de Assis e da tradição franciscana primitiva, o artigo busca compreender o que significa a minoridade em cada uma destas relações e as coloca em diálogo com o
magistério do Papa Francisco. O resultado é um quadro de similaridade na proposta dos dois Francisco que se, na distância do tempo e de circunstâncias são muito diferentes, naquilo que sustenta o fundamental da relacionalidade cristã e franciscana – a minoridade – se aproximam e dialogam admiravelmente.


Palavras-chave: Minoridade; Francisco de Assis; Papa Francisco; Igreja;

Clique aqui para ver o Artigo na íntegra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: