Teólogos Brasileiros – Parte 1: Frei Carlos Josaphat

Frei Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, OP, (Abaeté, 4 de novembro de 1921),[1] é um teólogo dominicano brasileiro, professor emérito da Universidade de Friburgo, Suíça, Dr. Honoris Causa pela PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2014.

Carlos Josaphat nasceu na pequena cidade de Abaeté, no centro do estado de Minas Gerais. Aos 12 anos, deixou a cidade para estudar no Seminário Menor de Diamantina. Posteriormente transferiu-se para Petrópolis, a fim de estudar filosofia e teologia.

Foi ordenado em 8 de dezembro de 1945. Entre 1946 e 1950, ensinou no Colégio do Caraça, no Seminário de Mariana e, finalmente, no Nordeste do Brasil, especialmente nas cidades de Fortaleza e Recife, onde conheceu Paulo Freire, de quem viria a ser amigo. [2]

Ingressou na Ordem dos Dominicanos em julho de 1953. No mesmo ano, partiu para a França, onde permaneceu até o primeiro semestre de 1957. Nesse período, teve o primeiro contato com os grandes teólogos que iriam colaborar na renovação da Igreja – tais como o jesuíta  Karl Rahner (1904-1984), e os dominicanos Yves Congar e Marie-Dominique Chenu – e na defesa dos Direitos Humanos – como Jacques Maritain, Etienne Gilson e Emmanuel Mounier. Voltando ao Brasil, ainda em 1957, foi encarregado de orientar os estudos e a vida intelectual dos dominicanos no país, tarefa que exerceu até dezembro de 1963.[2]

Tornou-se conhecido nos anos 1960, por seu engajamento político e social. Com apoio da Juventude Universitária Católica (JUC) e da Ação Popular (AP), fundou o semanário Brasil Urgente, que circulou entre março de 1963 e 1° de abril de 1964. O jornal propagava a militância social e foi alvo de ataque dos católicos conservadores até ter suas atividades encerradas durante o golpe militar de 1964, quando a polícia política invadiu a redação e fechou o jornal. “Fascistas preparam golpe contra Jango!”, dizia a manchete da última edição (número 55) do Brasil Urgente [3]

“Fora padre comuna”, dizia uma pichação anônima na porta principal da Igreja de São Domingos, no bairro das Perdizes, em São Paulo onde o frade celebrava missas muito frequentadas em razão das suas homilias. [3]

Em dezembro de 1963, Frei Josaphat partiu novamente para a França Continuou, porém, a colaborar com o Brasil Urgente, até o fechamento do jornal. Da França, transferiu-se para a Suíça, por ordem do Vaticano e por pressão do núncio apostólico em Brasília, D. Sebastiano Baggio.[3]Nos 30 anos seguintes, não voltaria ao Brasil .

Em 1965, obteve seu doutorado em Paris, com uma tese sobre a ética da comunicação social. Até 1993,[2] foi professor de ética da comunicação no Instituto de Jornalismo e Comunicação Social da Universidade de Friburgo,[4] da qual é professor emérito. [5]

Em sua vida universitária, seus escritos e conferências a preocupação de Carlos Josaphat se concentra nos problemas sociais, nos desafios éticos da civilização científica e tecnológica e especialmente nas relações entre a ética e o cristianismo diante dos desafios da modernidade e da pós-modernidade.

De volta ao Brasil no segundo semestre de 1994, voltou a lecionar na Escola Dominicana de Teologia, no Instituto Teológico do Estado de São Paulo (ITESP) e em outras universidades do Brasil, além de ter publicado mais de duas dezenas de livros.

Estudioso de Tomás de Aquino, comentou as questões sobre a Justiça da Suma Teológica. Segundo Frei Josaphat, no pensamento de São Tomás, a propriedade privada não é uma concessão à fraqueza humana pois permite ao Homem exercer suas responsabilidades em relação à criação e à sociedade. Mas ela deve resultar de leis justas e de costumes virtuosos por parte da comunidade dos cidadãos, de maneira a escapar a qualquer privatização da moral e a utilizar as riquezas tendo em vista o bem comum.[6]

Outro importante assunto da obra do Frei Josaphat é a vida e obra do também dominicano Bartolomeu de Las Casas[7]

Algumas obras de Frei Carlos Josaphat [8]

  • Prolégomènes à une Morale de la Penséed’après la Nature et les Conditions Humaines de la Connaissance. La Sainte Baume: Saint Maximin, 1956.
  • A justiça social na Bíblia e no ensino da Igreja. São Paulo: Apostilas Pro manuscripto, 1961.
  • Evangelho e Revolução Social. São Paulo : Livraria Duas Cidades, 1962.
  • Evangelho da unidade e do amor; texto e doutrina do Evangelho de S. João. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1966.
  • O sermão da montanha: manifesto de santidade cristã e de promoção humana. São Paulo, Duas Cidades, 1967.
  • Estruturas a serviço do Espírito. Reflexões sobre a evolução histórica e a atual reforma das instituições eclesiásticas. Petrópolis: Vozes, 1968. 102p.
  • Information et propagande, responsabilités chrétiennes. Paris, Éditions du Cerf, 1968.
  • Pour une théologie de la Révolution. Em: Société injuste et Révolution. Colloque de Venise. Aux Éditions Du Seuil, Paris, 1969.
  • La crise du choix moral dans la civilisation technique. Fribourg : Éditions universitaires ; Paris : Éditions du Cerf, 1977.
  • Hegel et la Théologie Contemporaine – L’Absolu dans l’Histoire? Em: J. L. Leuba; Carlos Josaphat Pinto de Oliveira (Orgs.). Paris, Delachaux & Niestllé, 1977.
  • Autonomie : dimensions éthiques de la liberté. Fribourg : Éditions universitaires ; Paris : Éditions du Cerf, 1978.
  • Droits de l´homme et discrimination religieuse. Em: Universalité des Droits de l´homme et diversité des cultures. Les Actes du 1er Colloque Interuniversitaire, Fribourg, 1982.
  • L’éthique professionnelle des journalistes. Fribourg: Ed. Universitaires de Fribourg, Suíça, 1983. 2a. ed. 76p.
  • La dimensione mondiale dell’etica : situazione e futuro del mondo umano : atti dell’XI congresso nazionale dei teologi moralisti, Roma, 2-3 aprile 1985. Bologna : EDB, 1986.
  • Éthique de la Communication sociale – vers un ordre humain de l’information et de la communication dans le monde. Fribourg: Éditions universitaires, 1987.
  • Homme et femme dans l´anthopologie de Thomas d´Aquin. E Anthopologie théologique et éthique chrétienne. In: Humain a L´image de Dieu. Labor Fides, Genebra, 1989.
  • Ethique chrétienne et dignité de l’homme. Fribourg : Editions universitaires ; Paris : Editions du Cerf, 1992.
  • Contemplação e Libertação – Tomás de Aquino, Jean de la CroixBarthélemy de Las Casas. Fribourg : Éditions Universitaires ; Paris : Éditions du Cerf, 1993. Ática, 1995.
  • Conceptions Du salut dans Le catholicisme français contemporain. Em: Le salut Chrétien – Sob a direção de Jean-Louis Leuba. Desclée, Paris: 1995.
  • Moral, Amor & Humor – Igreja, sexo e sistema na roda-viva da discussão. Rio de Janeiro: Record-Nova Era, 1997. 364p.
  • Tomás de Aquino e a Nova Era do Espírito. São Paulo: Loyola, 1998.
  • Fé, Esperança e Caridade – Encontrar Deus no centro da vida e da história. São Paulo: Paulinas, 1998.98p.
  • O vazio da memória e o raiar da luz dentro da noite in: Luiz Carlos Uchoa Junqueira Filho (org.), Silêncios e luzes: Sobre a Experiência psíquica do Vazio e da Forma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
  • Santas Doutoras, Espiritualidade e Emancipação da Mulher. São Paulo: Ed. Paulinas, 1999.
  • Eclesiologia da comunhão e da sacramentalidade, da colegialidade, da participação e do compromisso social in: Zildo Rocha (org.), Helder, o Dom – uma vida que marcou os rumos da Igreja no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 124-135.
  • Paulo Freire, ética e teologia da libertação in: Ana Maria Araújo Freire (org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Ed. Unesp, 1999, p. 71-79.
  • Direito ao trabalho, exigência primordial da ética social. Convergência. Revista Mensal da CRB Brasil. Rio de Janeiro, maio de 1999 p. 224-238.
  • Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Comunhão divina, solidariedade humana. São Paulo: Loyola, 2000. 199p.
  • Fe, Esperanza y Caridad – a la luz de la Santísima Trinidad. 2000. San Pablo. Bogotá.
  • Las Casas: todos os direitos para todosLoyola, 2000.
  • Crer no amor universal – visão histórica e ecumênica do “Creio em Deus Pai”. São Paulo: Loyola, 2001. 215p.
  • A questão de Deus hoje in: Antonio S. Bogaz; Márcio A. Couto (Orgs.), Deus, onde estás? A busca de Deus numa sociedade fragmentada. São Paulo: Loyola, 2001;
  • Ética no passado e para o futuro da Vida Religiosa. Convergência. Revista Mensal da CRB Brasil, Rio de Janeiro, outubro de 2001, p. 493-503;
  • Evangelho e Diálogo Inter-religioso. São Paulo: Loyola, 2003. 175p.
  • A teologia em diálogo interdisciplinar no seio da universidade moderna. In: Religião & Cultura. A crítica do Horror. Departamento de Teologia e Ciências da Religião PUC/SP. São Paulo: Paulinas, 2003.
  • Falar de Deus e com Deus hoje, 2004, Ed. Paulus. São Paulo.
  • Las Casas: Educator for Life and Liberation. Em: Towards the Intelligent Use of Liberty. Dominican approaches in Education. Hindmarsh, 2004.
  • Globalização, religião, mídia e mercado. In: Religião & Cultura. Cristianismo na América Latina e Caribe: (Re)visões. Departamento de Teologia e Ciências da Religião PUC/SP. São Paulo: Paulinas, 2004.
  • Suma Teológica de Tomás de Aquino. 9 Volumes. Coord. Geral e Trad. São Paulo: Loyola, 1995-2005.
  • Las Casas, Deus no outro, no social e na luta. São Paulo: Paulus, 2005. 94p.
  • Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. De Frei Bartolomeu de Las Casas. Obras Completas. Vol. 1. Coord. geral da trad., introd. e notas de frei Carlos Josaphat e tradução de Hélio Eduardo Lucas, Noelia Gigli. São Paulo: Paulus, 2005.
  • (Contribuição) in: Acortar distancias – hijas e hijos de Domingo hacen teologia juntos – Dominican Sisters Internacional ICJPOP. Colección Biblioteca Dominicana, Salamanca. 2005.
  • Ratzinger, Chenu e Congar: teólogos pioneiros no Concílio Vaticano II. In: Religião & Cultura. Bastidores da Primavera. Departamento de Teologia e Ciências da Religião PUC/SP. São Paulo: Paulinas, 2005.
  • Ética e mídia – liberdade, responsabilidade e sistema. Paulinas, 2006.
  • Under the Banner of Bartolomé de Las Casas: Brazilian Dominicans and Social Justice. In: Preaching Justice – Social Ethics in the Twentieth Century. Dominican Publications. Austrália, 2007.
  • Humanismo integral e solidário, visando construir uma Civilização do Amor. In: Doutrina Social e Universidade. O Cristianismo desafiado a construir cidadania. Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos (Orgs.). São Paulo: Educ/Paulinas. 2007.
  • Frei Bartolomeu de Las Casas, Espiritualidade contemplativa e militante. São Paulo: Paulinas, 2008.
  • A teologia precisa da Ciência? Transcendência, ciência e sabedoria na cultura de ontem e hoje. In: Teologia e Ciência. Diálogos acadêmicos em busca do saber. Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos (Orgs.). São Paulo: Educ/Paulinas. 2008.
  • Teologia Patrística: Diálogo com as culturas e inculturações, ontem e hoje. In: Vida Pastoral. São Paulo: Paulus. 2009.
  • Ética Mundial, esperança da humanidade globalizada. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • Liberdade e justiça para os povos da América. Oito tratados impressos em Sevilha em 1552. De Frei Bartolomeu de Las Casas. Obras Completas. Vol. 2. Coord. geral da trad., introd. e notas de frei Carlos Josaphat. São Paulo: Paulus, 2010.
  • Utopia, jeito e Humor. Depoimento em: Bernardino Leers, em Plena Liberdade, a sabedoria da vida entra com a tolerância que abraça, suporta e confirma. Ed. Lutador, Belo Horizonte, 2010.
  • Teologia e direito na aurora do mundo moderno: Francisco de Vitória e Bartolomeu de Las Casas. In: Teologia e Direito. O mandamento do amor e a meta da justiça. Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos (Orgs.). São Paulo: Paulinas, 2010.
  • Atualidade: Direitos Humanos: urgência e viabilidade. In: Missões: a missão no plural. São Paulo, Missionários da Consolata, 2010.
  • Comunicação e compromisso social. In: Teologia e Comunicação. Corpo, palavra e interfaces cibernéticas. Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos (Orgs.). São Paulo: Paulinas, 2011.
  • Atualidade: Promover os Direitos Humanos. In: Missões: a missão no plural. São Paulo, Missionários da Consolata, 2011.
  • Paradigma teológico de Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus/EDT, 2012.
  • Sucesso nos Negócios & Realização Humana – Responsabilidade e rentabilidade em debate. São Paulo: Globus, 2012. (em co-autoria com Jacques Pasquier Dorthe).
  • Santa Catarina de Sena. Contemplação apostólica e emancipação da mulher. In: Il servizio dottrinale di Caterina da Siena. Nerbini. Firenze. 2012.
  • Artigo em: Maritain, a Sabedoria Integral. POZZOLI, Lafayette e LIMA, Jorge da Cunha (Orgs.). Presença de Maritain. Testemunhos. 2ª. ed. Ed. LTr. São Paulo. 2012.
  • Vaticano II, a Igreja aposta no amor universal. Com a colaboração de Lilian Contreira. Ed. Paulinas. São Paulo, 2013.
  • Tomás de Aquino e Paulo Freire, pioneiros da inteligência, mestres geniais da educação nas viradas da história. Ed. Paulus. São Paulo, 2016.
  • O Espírito Santo, no coração e na história do povo de Deus. Loyola, São Paulo. 2017.
  • Las Casas e Zumbi, pioneiros da consciência social e histórica na luta pelos direitos dos Índios e dos Negros. Loyola, São Paulo.

Referências:

  1.  Arquidiocese de São Paulo.Região Episcopal Ipiranga [1]
  2. ↑ a b c O dominicano Frei Carlos Josaphat será cidadão honorário de BrasíliaCâmara em pauta, 8 de fevereiro de 2013.
  3. ↑ a b c d Carlos Josaphat – o frade que incendiou a esquerda. Estadão, 8 de novembro de 2002.
  4.  Information et communication : vers une éthique commune. Por Jean Devèze. Communication et organisationLa communication au service de l’information ? Dossier. 8, 1995.
  5.  Carlos Josaphat – Frade analisa a crise moral da Igreja e as relações da fé com o mundo moderno. Por Juvenal Savian Filho. Cult, ed 147, junho de 2010
  6.  Le vol et le droit de propriété dans l’éthique chrétienne de Thomas d’Aquin. Por Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira. COMMUNIO – Revue catholique internationale. XXIII, 3 n° 137 maio-junho de 1998.
  7.  Ética, religião e globalização, acesso em 09 de março de 2016.
  8.  Bibliografia de Frei Carlos Josaphat

Fonte:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Carlos_Josaphat

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