A alegria de S. Francisco e de todo franciscano

Por| Frei Adriano Borges de Lima, OFM Cap

São Francisco já no final de sua vida e olhando para toda sua trajetória, deixou no seu Testamento um indicativo da fonte da alegria que nunca o deixou esmorecer, mesmo nos momentos mais difíceis de sua caminhada. Neste tão importante escrito deixou claro que foi o Senhor quem lhe concedeu, conduziu e revelou tudo que lhe era necessário ser e viver. O Senhor o concedeu fazer penitência, fé nas igrejas e seus sacerdotes, concedeu os próprios irmãos. Foi o Senhor que o conduziu entre os pobres mais pobres, os leprosos de seu tempo. O Senhor o revelou como se portar, sendo um arauto da paz e do bem. O Senhor o concedeu, conduziu e revelou!

A fonte da alegria de Francisco não estaria neste reconhecimento da presença do Senhor em sua vida? E haverá outra alegria maior ao ser humano do que saber que o Deus que o ama está lhe concedendo, conduzindo e revendo tudo, e em cada passo e realizações de sua caminhada?

Francisco experimentou a alegria que não passa, mesmo entre algumas incompreensões dos irmãos, pois entendeu que foi o Senhor que os concedeu a ele. E o Senhor é maior que as incompreensões. Viveu uma alegria que não passa, embora as intempéries próprias das duras penitências, pois foi assim que o Senhor o trouxe para Si. E Ele é maior que as intempéries da vida. Acreditou numa alegria que não passa, embora muitas vezes sofrendo com as atitudes indignas de alguns de dentro da própria igreja, pois a fé nestes provinha do próprio Senhor. E o Senhor é maior que as atitudes indignas.

A alegria de Francisco e de todo franciscano nasce do coração que é capaz de ser agradecido ao Senhor por todas as coisas e situações. A gratidão gera a alegria, e a alegria nutre a profunda gratidão.

Fonte:

https://www.capuchinhos.org.br/artigos/detalhes/franciscanismo/a-alegria-de-francisco-e-de-todo-franciscano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s