Até quando levantaremos muros, em vez de construir pontes?

Por| Karina Moreti

Vivemos em um mundo em que se busca, a cada momento, segurança. Mas não é só da segurança material que se procura. As pessoas, cada vez mais, querem assegurar sua segurança “ideológica”.

Durante anos, era possível acompanhar pelos telejornais, periódicos, revistas, manchetes sobre a Guerra Fria. Este termo foi escolhido, porque durante todo o período desta guerra, não houve nenhum combate direto, em larga escala, entre as duas superpotências, EUA e União Soviética. Porém cada uma apoiava conflitos regionais conhecidos como guerras por procuração.

O conflito foi baseado em torno da luta ideológica e geopolítica pela influência global, após sua aliança temporária e vitória contra a Alemanha nazista em 1945. Desta guerra sobrou um muro, que dividiu um país durante 28 anos.

Hoje, continua-se levantando muros, mas estes agora não necessitam de concreto e pedras. Se uma opinião não interage com um determinado pensamento, não serve. A pessoa edifica um muro, onde não seja possível a visualização de um horizonte diferente ao que se acredita. É possível ver isso em quase todos os discursos da sociedade hodierna.

O país passa por uma nova crise. Uma pandemia! Pandemia esta que não vem da China, mas vem de dentro de cada um, uma pandemia de cegueira, surdez e muitas vezes de mudez também. Pois muitos até gostariam de falar, mas não tem voz.

Mas na grande maioria as pessoas só aceitam aquilo que as agrada. Eis o motivo de tantas Fake News espalhadas pela internet: Se não agrada, então não é verdade!

Mas… Quem sabe? São tantos os obstáculos que, de repente, em um tropeço, alguém consiga parar. E no susto, abaixe a guarda e comece a enxergar por sobre a muralha construída. Neste momento, é possível que comece a querer construir pontes e derrubar muros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s