Por| Luiz da Rosa
Os Irmãos de Jesus
Marcos 6 menciona 4 nomes como sendo “irmãos” de Jesus. Fala também em “irmãs”, sem mencionar seus nomes. Sabemos bem da ampla discussão sobre esse tema. De maneira bem sintética, considerando a tradição e a falta de argumentos bíblicos contrários a essa tese, é bem provável que eles sejam “parentes” de Jesus. É verdade que no grego original encontramos “adelfós”, que normalmente significa “irmão”. Todavia, na concepção semítica, como testemunham textos do Antigo Testamento, onde “adelfós” é usado do mesmo modo que se usa “anepsios” (primos, parentes) – Tobias 6,1 e Tobias 7,1-4 – o conceito de família era muito amplo e faziam parte da família, como irmãos (ah, em hebraico), todos que faziam parte do clam famíliar.
Os “irmãos” eram apóstolos?
Temos Tiago, Judas e Simão que coincidiram com nomes da lista dos apóstolos. Mas é provável que eles não eram as mesmas pessoas.
Uma tradição muito antiga identifica eles com os apóstolos Tiago de Alfeu, Judas Tadeu, dito por Lucas como Judas, filho de Tiago, e Simão, dito Cananeu em Mateus e Zelota em Lucas. Um dos argumentos dessa tese estaria em Gálatas 1,19, quando Paulo diz: “não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.”
Mesmo assim, muitos exegetas tendem a rejeitar essa identificação. Por exemplo, João 7 parece mostrar que os “irmãos” de Jesus não tinham muita fé nele.
Essas identificações estão intimamente ligada à identificação de Alfeu com Cleofas, o marido de “Maria”, que seria uma tia de Jesus, mãe dos “irmãos” de Jesus.
Outro elemento importante que precisa considerar é que alguns nomes eram muito comuns entre os judeus. Por exemplo, Tiago, embora em português perdemos essa relação, é o mesmo nome do patriarca Jacó (Tiago e Jacó, em hebraico, é o mesmo nome). Existem 3 ou 4 “Tiagos” no Novo Testamento: Tiago Maior (filho de Zebedeu, irmão de João e apóstolo), Tiago filho de Alfeu, também apóstolo, Tiago pai do apóstolo Judas e eventualmente Tiago, “irmão do Senhor”.
Deixe um comentário