Ao que se referia os Evangelhos ao dizer “os irmãos de Jesus”?

Por| Luiz da Rosa

Os Irmãos de Jesus

Marcos 6 menciona 4 nomes como sendo “irmãos” de Jesus. Fala também em “irmãs”, sem mencionar seus nomes. Sabemos bem da ampla discussão sobre esse tema. De maneira bem sintética, considerando a tradição e a falta de argumentos bíblicos contrários a essa tese, é bem provável que eles sejam “parentes” de Jesus. É verdade que no grego original encontramos “adelfós”, que normalmente significa “irmão”. Todavia, na concepção semítica, como testemunham textos do Antigo Testamento, onde “adelfós” é usado do mesmo modo que se usa “anepsios” (primos, parentes) – Tobias 6,1 e Tobias 7,1-4 – o conceito de família era muito amplo e faziam parte da família, como irmãos (ah, em hebraico), todos que faziam parte do clam famíliar.

Os “irmãos” eram apóstolos?

Temos Tiago, Judas e Simão que coincidiram com nomes da lista dos apóstolos. Mas é provável que eles não eram as mesmas pessoas.

Uma tradição muito antiga identifica eles com os apóstolos Tiago de Alfeu, Judas Tadeu, dito por Lucas como Judas, filho de Tiago, e Simão, dito Cananeu em Mateus e Zelota em Lucas. Um dos argumentos dessa tese estaria em Gálatas 1,19, quando Paulo diz: “não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.”

Mesmo assim, muitos exegetas tendem a rejeitar essa identificação. Por exemplo, João 7 parece mostrar que os “irmãos” de Jesus não tinham muita fé nele.

Essas identificações estão intimamente ligada à identificação de Alfeu com Cleofas, o marido de “Maria”, que seria uma tia de Jesus, mãe dos “irmãos” de Jesus.

Outro elemento importante que precisa considerar é que alguns nomes eram muito comuns entre os judeus. Por exemplo, Tiago, embora em português perdemos essa relação, é o mesmo nome do patriarca Jacó (Tiago e Jacó, em hebraico, é o mesmo nome). Existem 3 ou 4 “Tiagos” no Novo Testamento: Tiago Maior (filho de Zebedeu, irmão de João e apóstolo), Tiago filho de Alfeu, também apóstolo, Tiago pai do apóstolo Judas e eventualmente Tiago, “irmão do Senhor”.

In: http://abiblia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: