Mais do que rezar o terço, enterrar os mortos e dizer missas

Pe Zezinho, scj

No processo de minha formação para o sacerdócio aprendi que havia cerca de 80 funções que cabiam a um sacerdote católico, caso fosse nomeado para liderar uma paróquia! O Concílio Vaticano II recém terminara e os documentos listavam mais de 80 ministérios de um padre.

Voltando para o Brasil e para a América Latina, li o Documento de Puebla e com o tempo já no ano 2007 li o Documento de Aparecida.

Lá estavam mais 49 rostos do povo latino-americano. Ser padre certamente é mais do que pregar no rádio e na televisão, nos púlpitos e nos palcos. É mais do que levar os mortos para o cemitério. É mais do que puxar o terço na televisão . É mais do que celebrar missas.

Esmiuçando as tarefas de um padre e listando tudo o que ele e seus confrades fazem dá várias dezenas de deveres semanais.

Então sinto-me no dever de informar aos católicos que não leem que padre trabalha muito. Muito mesmo! E os leigos que pregam com ele também trabalham muito!

Nas paróquias onde há muita pobreza o trabalho é dobrado. Mas felizmente, o povo pobre também coopera! E há excelentes lideranças lá onde o povo sofre grandes carências.

Isto significa sair da sacristia, e ir ao povo! É o que vejo milhares dos padres a fazer de domingo a domingo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s