O que me fascina em São Francisco de Assis

Por| Hermes Abreu

O que mais me impressiona na personalidade de São Francisco de Assis é sua capacidade de manter o equilíbrio diante dos paradoxos. Ele, que foi um arauto da paz, soube posicionar -se em oposição aos deslizes da Igreja em seu tempo. Com sua pobreza evangélica, anunciada e vivida, opôs-se à opulência dos prelados e abades.

Enquanto o modelo econômico e social da burguesia se implantava, quando a mais valia era auferida pelo ter mais, ele anunciou a graça de ser pobre. Enquanto os senhores se degladiavam pelo poder, ele fez-se desvalido, em nome do senhor. Mais que ser pobre, ele esteve entre os pobres. Fez-se Igreja entre eles, resgatando sua dignidade.

Francisco de Assis foi profeta do anúncio silencioso. Do testemunho. Do Evangelho vivido, anunciado, celebrado. Entre os pobres, fez carne em sua carne, o Anúncio da Boa Nova aos pobres (cf. Is 61,1). Fez-se servo, assim como o Senhor desejou ser servo (Cf. Mc 10,45). Anunciou a justiça e o Reino, pelo paradigma da partilha, comunhão, fraternidade universal.

Francisco de Assis: arquétipo do homem e da mulher de Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: