TVs católicas, ou iniciativa privada de comunicação?

Por| Hermes Abreu

Não são raras as surpresas que se nos revelam as novas mídias. As chamadas Tvs católicas, pouco – ou quase nada – tem em comum, ou melhor, em comunhão com o mister da Igreja no Brasil.

Estive acompanhando estas emissoras. No tempo em que me dediquei a assistir às programações, nenhuma delas fez menção ao Sínodo da Amazônia. Estranho, não? Fato: o Sínodo porvir é prioridade no pensar, agir e celebrar da Igreja. Outrossim, as ditas TVs católicas, apresentavam desde seus teleshops da fé, até novenas das mais diversas e sortidas, (algumas que nunca ouvi falar). Entretanto, sobre o Sínodo: silêncio!

Outra questão que me chama a atenção, é a negação categórica da desigualdade social em suas programações. Seria como se estas emissoras varressem – para baixo do tapete da alienação -todas fraturas sociais, toda pobreza, sofrimento de nosso povo brasileiro. Ao contrário! Sempre imagens de famílias lindas, sorridentes, prósperas, enfim: o sonho americano.

Sem querer bancar o progressista chato, alcunha que me impuseram e não me pesa; devo advertir que esta pragmática do boicote, está mais para protestantismo velado, do que afirmação de identidade pastoral. Uma coisa é a identificação de alguém por este ou aquele movimento eclesial, outra, é negar que exista formas diversas de ser Igreja, fora a nossa. A isto se chama sectarismo, não identidade. E o que separa, não vem de Deus.

Devo ainda insistir: os pobres, os feridos, os sofredores – todos os pequeninos – são os prediletos de Jesus. É sobre estes que o Sínodo da Amazônia, entre outras demandas ameríndias, deseja tratar. O silêncio sobre o Sínodo da Amazônia, é silêncio face ao sonho de Jesus. Contextualizando com a mensagem evangélica, ele mesmo nos exorta: “Quem não está comigo, está contra mim”. (Mt 12, 30). Daí, fica-nos a pergunta: Tvs católicas, ou iniciativas privadas de comunicação?

Um comentário em “TVs católicas, ou iniciativa privada de comunicação?

Adicione o seu

  1. UMA DAS PIORES É A TV N. Sra. de FÁTIMA COM UM TAL DE UM PROFESSOR EMÍLIO que destila sua ignorancia de conservador obtuso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: