Contra crimes sócio-ambientais: nota de repúdio dos capuchinhos de Minas Gerais

Nota de repúdio em relação aos crimes sócio-ambientais no estado Minas Gerais

Na penúltima sessão dos trabalhos do XIV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais, os frades fizeram memória dos últimos acontecimentos envolvendo a mineração em nosso estado. Em face de tamanha destruição, os frades manifestam publicamente sua indignação e seu comprometimento com a “casa comum”.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas”¹. (São Francisco de Assis)

Nós somos os primeiros interessados ​​em deixar um planeta habitável para a humanidade que nos sucederá. Nunca percam de vista este grande horizonte (Papa Francisco, 04/05/2019)²

Os frades Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais, em peregrinação ao Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira deste estado, por ocasião do seu XIV Capítulo Provincial, manifestam:

1. O seu repúdio à devastação da Serra da Piedade e seu entorno, patrimônio do povo de Minas, causada pela obra de mineração ali instalada.

2. O seu repúdio aos contínuos crimes humanitários e ambientais, como o rompimento das barragens de rejeitos de Bento Rodrigues, em Mariana, e do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que tiraram a vida de centenas de pessoas, dos rios Doce e Paraopeba, de nascentes e do ecossistema.

3. O seu repúdio à política ambiental em curso no Brasil que, em detrimento do bem comum, privilegia o capital internacional.

4. A sua comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte, na defesa da Serra da Piedade, arquitetura divina.

5. E assume as exortações da encíclica ‘Laudato si’, do Papa Francisco, como norteadoras de sua ação, no que se refere o cuidado da criação.

Belo Horizonte, 25 de julho de 2019, seis meses depois do crime sócio-ambiental da Vale na Região do Paraopeba.

Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais

Fonte: https://www.capuchinhos.org.br/procamig/noticias/detalhes/provincia/contra-crimes-socio-ambientais-nota-de-repudio-dos-capuchinhos-de-minas-gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: