Vítimas de uma Sociedade Hipócrita

Por| Hermes Abreu

É constante, nestes dias de grande frio, ver nos noticiários que moradores de rua chegam ao óbito por razão das baixas temperaturas. Constantes, também, as desculpas do poder público em relação a este triste fenômeno. Não se trata de descaso, somente. É assassinato por omissão!

Não são raras as vezes em que vemos pessoas ligadas aos organismos de atenção à população em situação de rua dizer que têm trabalhado no caso. Trabalhado? vejamos!

Primeiro: Os critérios de atendimento fogem à realidade. Em sua maioria, as filas de espera são grandes, poucas as vagas. Os abrigos existem na Capital de São Paulo e interior. Entretanto, poucas são as pessoas que têm acesso aos mesmos. Sempre cheios. Sempre a demanda é maior que a oferta de vagas.

Segundo: Os critérios fogem à realidade. Em sua maioria, as Assistentes Sociais tendem a observar a demanda justificada. Chegou-me a informação que vagas são negadas às pessoas que não são naturais da cidade. Ora, Morador de Rua está sem domicílio. Indiferente de sua origem, naturalidade, está desprovido de zelo. Vulnerável. Além do que, a Assistência Social é um direito nacional, indiferente de sua origem ou onde esteja. O SUAS, neste caso, não funciona.

Terceiro: Desrespeito Humano. Muitos são os homens e mulheres em situação de rua que se negam a ir para Abrigos. Alegam ser maltratados. A humilhação vem desde a forma de tratamento, até a truculência física dos agendes de segurança e da Guarda Civil Municipal.

Enquanto isso, padecem de frio, fome, escravizados por suas psicopatologias, como dependência química e alcoolismo. Chamar de bêbado e drogado alguém que vive nas ruas é fácil, quando estamos sob nossos cobertores, agasalhos, alimentados por nossas quentes refeições. Quero ver dormir nas ruas, sob a fome e frio, sem recorrer à alienação da realidade. Beber para dormir e rezar para amanhecer vivo. Vítimas de uma sociedade hipócrita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: