Centro Franciscano das Missões celebra 50 anos

O ano de 2019 nos lembra, entre tantos outros acontecimentos, duas iniciativas importantes para a Familia Franciscana. O primeiro: o encontro de São Francisco com o Sultão, expressão do diálogo que se constitui em um dos elementos do carisma franciscano em 1209. O segundo: A fundação da “Missionszentrale der Franziskaner”, o Centro Franciscano para as Missões e apoio dos missionários franciscanos em 1969.

Este último nasceu no clima renovador do Concilio Vaticano II. Voltar às fontes e atualizá-las no hoje, foram os dois imperativos, acolhidos também com entusiasmo pela Família Franciscana. Frei Andreas Mueller, procurador das Missões da Província alemã de Fulda teve a feliz ideia, transformada em visão profética, de criar um organismo franciscano em apoio à missão dos franciscanos.

Digo profética porque generosamente aberta a serviço de toda a Família Franciscana, quer dizer: a primeira, segunda e terceira Ordem e embora de iniciativa da Ordem dos Frades Menores, acolhendo todas as formas e modos de vida franciscana.

Tendo surgido na Alemanha e tendo como sede a então capital alemã, Bonn, quis abranger todos os países centro-europeus: Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Áustria, Hungria e Romênia, que formam, franciscanamente falando, uma Conferência franciscana (OFM), hoje conhecida na Ordem como COTAF (Conferência Franciscana Transalpina).

Nos séculos 18 e 19, e primeira metade do século 20, estas Províncias foram muito dedicadas à vocação missionária. Basta lembrar que a Província holandesa chegou a ter mais de 1.000 membros, fundando cinco novas Províncias no mundo e a restauração das duas Províncias brasileiras (Santo Antônio e Imaculada Conceição) pela Província alemã da Saxônia.

A partir dos anos 60 do século passado, porém, as vocações missionárias diminuíram drasticamente. Foi justamente por causa disso que Frei Andreas concebeu a “Missionszentrale” como organismo para manter viva a consciência missionária de todos os cristãos

Já não tendo mais pessoas a serem enviadas como missionários, resolveu-se apoiar em todos os sentidos, de modo particular porém, financeiramente, o serviço dos missionários aos mais pobres, abandonados e doentes.

Os recursos vinham e vêm principalmente das doações dos benfeitores que não são apenas doadores, mas colaboradores conscientes de sua missão de cristão. Para isso, criou-se um departamento de “diálogo com o benfeitor”.
Outro departamento se dedicou de modo cada vez mais objetivo em elaborar, acompanhar e avaliar um projeto. Tudo isso com colaboradores leigos que “vestem a camisa” da instituição.

Frei Andreas Mueller foi o presidente da “MZF” de 1969 a 2003. A nossa Província me liberou para esta função de 2003 a 2009, sucedendo o fundador. Hoje, o presidente é Frei Mathias da Província austríaca. Ele, com seus colaboradores, elaboraram um vasto programa que abrange todo o ano de 2019. Um destes eventos foi a audiência com o Papa Francisco no dia 6 de april. Todos os atuais colaboradores vieram à Roma em preregrinaçao e juntos fomos à audiência que nos marcou profundamente. Eu, pessoalmente, fiquei muito impressionado com o fato de o Papa, já saindo da sala, se virou mais uma vez e nos disse: “Meu serviço não é fácil, rezem por mim”.

Em 50 anos após sua fundação, a sede da missão apoiou cerca de 700 projetos por ano em mais de 70 países. Estes se concentram nas áreas de desenvolvimento social, educação, direitos humanos, meio ambiente e Igreja. No total, mais de 220.000 franciscanos estão trabalhando em cerca de 110 países em todo o mundo para viver, trabalhar e ajudar os necessitados. Nos últimos 50 anos, mais de 15.000 projetos de ajuda, com um volume de financiamento de mais de
400 milhões de euros, foram apoiados.

Frei Estêvão Ottenbreit

Fonte: franciscanos.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: