O que é o Talmude Judaico, Torá e Targum?

Por Odalberto Domingos Casonatto

Talmud/im: Estudo da doutrina judaica. “Da raiz lmd, “estudar”. O termo completo é Talmud Torah, ensinamento que vem da Torah. Existe duas versões do Talmud Palestinense-de Jerusalém, que recolhe material vindo das escolas palestinenses (Tiberíades, Cesáreia e Séforis) e escrito em língua hebraica e o aramaico.

A outra versão do Talmud é o Babilonense que recolhe o material das escolas da diáspora (Nehardea, Pumbedita, Surra), A redação é em aramaico babilonense. O Talmud Babilonense é mais completo do que o Talmud Palestinense.

Targum/im “Significa tradução” Vem do verbo tirgem, “traduzir, explicar”. Depois da leitura da perícope da Escritura em Hebraico, o “Meturgeman” traduzia para a assembleia em aramaico (língua conhecida, pois era a língua da vida diária, e do relacionamento humano). É uma tradução, considerada livre, ampliada e atualizada, rica em exemplos. Esta ligada estritamente ao culto da Sinagoga. Entre os targumim  conhecemos: o Targum Neofiti (pentateuco), o Targum Jerushalmi,o targum Onqelos, o Targum dos Profetas, etc.

Torá:  Literalmente podemos falar em guia, instrução, ensinamento. É traduzida para o português como Lei, embora a esta tradução apenas se aproxime de toda a riqueza do vocábulo original.

Em sentido restrito, podemos dizer que seja os cinco livros de Moisés, (Pentateuco) e num sentido mais amplo todo o Antigo Testamento.

 Fonte:

MORFINO, Mauro M., Leggere la Bibbia com la vita, edizioni Qiqajon comunità di Bose, Magnano (VC), 1990, pág.165-175.

In: abiblia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: