Atirar a Primeira Pedra

Por| H. Abreu

Fico pensando sobre a dinâmica que andam tomando nossas relações. Há um radicalismo exacerbado. Discursos de ódio. Pessoas que condenam pessoas, pelo simples fato de pensar diferente. São dialéticas políticas, sociais e – pasmem – religiosas.

No ambiente eclesial, esta agressividade pungente é o que mais me incomoda. Não são raros os momentos em que, estando junto aos membros de nossas comunidades, alguém traz à baila este ou aquele tema. Sobre um irmão que possivelmente pecou. Sobre aquele sacerdote que se faz indigno por não estar de acordo com a “verdadeira Igreja de Cristo”. Chego a concluir que muitos de nós se acham porta voz oficial do Sagrado.

Apologética se faz contra heresias. Fato! Entretanto, o conceito de defender a fé hoje se confunde com a mediocridade de nosso humano. Pensamos estar agindo em nome de Deus, mas o efeito é reverso. Semear divisões, disputas, rompimentos; é algo que divide. Em nossas lições preliminares da língua grega, aprendemos que a palavra diabólico, em sua etimologia grega, vem significar “aquilo que divide”. Neste sentido, quando anunciamos separação, divisão, quando nos outorgamos o título de fiéis à Igreja Verdadeira de Cristo, nos fazemos agentes de divisões. Estamos mais para o diabólico do que para o divino.

Condenar. Condenar, sempre! Eis a pedagogia de muitos cristãos. Em contrapartida, vem-nos e Evangelho: estando Jesus diante de uma mulher em flagrante pecado, disse que atirasse a primeira pedra quem nunca pecou. Jesus não faz apologética dos valores pré estabelecidos. Defende a vida e a restauração da dignidade humana. Ele ama. Simplesmente. Afinal, quem está cheio de amor, tem como atos consequentes o perdão, a misericórdia, o acolhimento. Nas diferenças, apresenta o abraço. Não atira pedras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: