O que a Bíblia diz sobre o Aborto?

Por Luiz Rosa (*)

É verdade que a palavra “aborto” não está escrita na Bíblia, mas ela ensina claramente que o aborto é errado. Esse ensinamento aparece de diversas maneiras e é bem claro. É óbvio que não podemos almejar encontrar na Bíblia explicações científicas inerentes à concepção, em que momento começa a vida, pois esses parâmetros são modernos e eram inconcebíveis naquele tempo.

Elenco 3 pontos que podem servir como base para ver o aborto como contrário à vontade divina.

1. A Bíblia ensina que a vida humana é diferente das outras formas de vida, porque o ser humano é feito à imagem e semelhança de Deus.

2. A Bíblia ensina que as crianças são benção de Deus: “dom do Senhor são os filhos; é sua graça o fruto do ventre (Salmos 127,3)

3. A Bíblia ensina que a criatura no ventre é verdadeiramente uma criança, que já tem uma relação com o Senhor

A frase “concebeu e deu à luz” é muito usada na Bíblia e o indivíduo tem a mesma identidade já antes mesmo de nascer: “no pecado minha mãe me concebeu” (Salmos 51,7). A mesma palavra, em Lucas 1,41 e 18,15, é usada para indicar a criança antes e depois do nascimento (brephos = criança). Além disso, Deus conhece a criança que ainda não nasceu: “Foste Tu que mi criastes minhas entranhas e mi formaste no ventre de minha mãe… Não ti foram escondidos os meus ossos quando eu era modelado, em segredo” (Salmos 139,13.15). Deus também ajuda e chama a criança que ainda não nasceu: “Pois és tu quem me tirou do ventre de minha mãe, quem me confiou ao seu peito; eu fui lançado a ti ao sair das entranhas, tu és o meu Deus desde o ventre materno” (Salmos 22,10-11).

______________________________________________

(*) Natural de Santa Catarina, casado, vive atualmente em Roma, na Itália, onde trabalha como diretor de comunicações do Instituto dos Irmãos Maristas.

Possui o Bacharelado em Filosofia (1988-1990 – Instituto Filosófico Franciscano de Curitiba). Cursou 4 anos de teologia em Jerusalém (1991-1994 – Istituto teologico Ierosolumitano). Conseguiu o Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontífico Instituto Bíblico de Roma (1996-2000) e dois anos mais tarde superou a Lectio Coramque lhe dava o direito de seguir com o doutorado pelo mesmo instituto. Fez os cursos para o doutorado, mas não terminou a Tese.

Em 2015 concluiu um mestrado de Comunicação Intitucional Religiosa na Faculdade Blanquerna de Barcelona, na Espanha.

Foi Professor de Sacrada Escritura no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (1995 e 2001) e também professor de Tecnologias da Comunicação em Âmbito Religioso, de 2009 a 2011, na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: