Quem são os 144.000 mencionados no Livro do Apocalipse de São João?

Encontramos em Apocalipse 14,1 a seguinte visão de João:

Eis que o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito na fornte o nome dele e o nome de seu pai.

Depois segue descrevendo características desses personagens: são íntegros, sem mentira, cantavam um cântico novo, são virgens, seguem o Cordeiro onde quer que ele vá, resgatados como primícias para Deus (versículos 2-5).

Esse número havia sido anunciado já em Apocalipse 7. Nesse capítulo o autor diz que aqueles que servem a Deus serão preservados e anuncia que o número é de 144.000, elencando 1000 de cada tribo de Israel. De fato, 144.000 é o total da soma de 12 x 1000.

12, como sabemos, além de ser o número dos apóstolos, era o número dos filhos de Jacó, o número das tribos de Israel que conquistou a terra prometida. O número 1000, invés, significa multidão, um número grande.

Monte Sião

Um elemento muito iportante do texto de Apocalipse 14 é a presença do Monte Sião, o lugar do Rei, o lugar do Povo de Deus, cantado com insistência nos salmos e anunciado pelos profetas como lugar do futuro rei messiânico (Isaías 2; Miquéias 4).

A voz do céu

O apóstolo João ouve uma voz do céu (Versículo 2), “semelhante a um fragor de águas e ao ribombo de um forte trovão. É o modo típico de Deus se revelar. Está recebendo uma mensagem divina; É Deus que anuncia a sua revelação!

Característica dos “companheiros do Cordeiro”

O acento não está colocado sobre o número, mas sim sobre as características do comportamento das pessoas que seguem a Jesus. São pessoas irreprensíveis, que não dizem mentira, que louvam a Cristo como o Messias, como verdadeiro Deus. São alheios ao pecado e santos.

Quem são os 144 mil?

É um número simbólico que compreende todos os cristãos, de todos os tempos, que dão testemunho, com o próprio comportamento, da divindade de Cristo, que vivem a sua mensagem e louvam a sua ação no meio da humanidade. São todos os seguidores dde Cristo, em todos os tempos!

Entendemos o número 144.000 (Apocalipse 14,1-4), como sendo um número completo, isto é 12 x12 x 1000; ou ainda 12 do Antigo Testamento (12 tribos) e 12 do Novo Testamento (12 discípulos de Jesus). Concluindo seriam todos aqueles que na vida foram fiéis aos ensinamentos de jesus e não se corromperam com os falsos deuses do Império Romano (tratado como o Culto Imperial = O imperador como Deus).

Ainda mais: estes 144.000 que aparecem no livro do Apocalipse em 7,4 e em 14,1-5, são os assinalados na fronte com o nome do Cordeiro e de seu Pai. É a forma de referir-se aos santos marcados e salvos. Mas também é uma abrangência a todo o Povo de Deus, o povo santo, que está completo e organizado. É o povo que guarda a Palavra de Deus e que dá Testemunho do Cordeiro. São todos os justos que não se afastam da Lei de Deus e que mostram ao Império, pela sua fé em Jesus, que o poder de Deus é maior que o poder do Império.

Não podemos esquecer a finalidade do livro do Apocalipse em sua época: animar as comunidades cristãs que estavam ameaçadas pelo Império Romano, para que elas resistissem e permanecessem fiéis a Deus por meio de Jesus Cristo.

O número 144.000 na Bíblia tem o significado de grande perfeição e totalidade. Por isso é o povo perfeito, a totalidade que diante de Deus permanece com sua marca e não com a marca do Império. É o povo que está assinalado, que pertence a Deus, pela sua conduta ou prática sempre fiel a Deus.

Para nós, hoje, é também um alerta e ânimo para resistirmos a tudo o que nos quer afastar de Deus, a todos os “impérios” que querem nos desviar e impedir de sermos pessoas justas, íntegras, solidárias, fraternas, fiéis a Deus e à sua lei. Pelo Batismo estamos selados e assinalados como pertencentes a Deus. Compete, agora, a cada um de nós procurarmos sempre manter esse sinal visível e atuante em nossa vida pela fidelidade a Deus.

Referência: abiblia.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s