Resenha: “Francisco de Assis – História, Contos e Lendas”

Neste livro, os autores Frei Vogran Leluia e Renata Bohomoletz, retratam a vida, a história, os contos e as lendas de São Francisco de Assis. Dividido em duas partes, a primeira delas conta a história de Francisco de Bernardone, jovem que largou os luxos consequentes de ser filho de um rico comerciante no século XII na Itália, que abandonou tudo para viver plenamente os três pilares de sua crença em direção à sua escolhida santidade: a dedicação ao próximo, sem nenhum preconceito, a oração a Deus e o trabalho digno para o sustento. A segunda parte traz contos, lendas e milagres guardados dentro dos conventos franciscanos, vindos à tona agora, mostrando a plenitude do amor de Francisco a Deus e ao próximo, tão caros a ele.

Com esta obra pretende-se mostrar que a decisão pela santidade não é somente uma decisão. Não é porque decide-se ser santo que uma luz divina recai e passa-se a amar a tudo e a todos. Ao contrário, a obra mostra a dura trajetória, mas a constante insistência e dedicação de Francisco rumo à sua santidade, passando por doenças, batalhas internas e externas, a luta para o não julgamento e amor ao próximo, independentemente de suas ações. Um forte argumento de que a escolha pela santidade pode ser a mais difícil de uma vida.

Frei Vogran Leluia nasceu em Joboatão/Pe no ano de 1978. Criado em Valparaíso de Goiás. Ingressou nos Franciscanos Conventuais em Brasília no ano 1998. Se formou em filosofia e teologia no Instituto São Boaventura. Professou os conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) no ano de 2005. Ordenado sacerdote em 2006. Morou no sacro convento em Assis em 2007 trabalhando como guia na basílica de São Francisco. Cursou pós graduação em Direito Canônico Matrimonial na UCSal. Atualmente é missionário na Amazônia.

Renata Bohomoletz é engenheira mecânica, trabalhou por 18 anos em grandes corporações, dentro e fora do Brasil, mas há 3 anos dedica-se à dois novos ofícios: o de promover a integração de diferentes povos e culturas; e o desenvolvimento de profissionais frente às novas demandas do mercado de trabalho mundial: a tolerância, o não julgamento e o entendimento para com o próximo como ferramentas validadas para a excelência das organizações nos dias atuais.

Fonte: franciscanos.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s