Comunidades mais seguras e a redução riscos de desastres é tema de encontro dos agentes Cáritas

A cidade de Ribeira (SP) recebeu ontem (18) o II Seminário Nacional Comunidades +Seguras, com o tema: “Resiliência Comunitária e a Redução de Riscos de Desastres”. Participaram 200 pessoas, entre agentes de pastoral, bispos, padres, religiosas, prefeitos, secretários de meio ambiente, educadores, militantes ambientais, pesquisadores universitários.

O Evento foi realizado pela Cáritas Brasileira – por meio de sua área de atuação Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (Magre)-, pela Cáritas Regional São Paulo e Diocese de Itapeva (SP). O encontro conta com o apoio da Cáritas Alemanha. São parceiros desta iniciativa o grupo de pesquisadores de Gestão de Riscos de Desastres (Grid) da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

A atividade segue até sábado (22) com a Capacitação da Caixa de Ferramentas de Resposta da Caritas Brasileira. Desta, participam 35 agentes Cáritas representando todas a regiões do Brasil.

foto3-768x512
Participantes da Capacitação da Caixa de Ferramentas de Resposta da Cáritas Brasileira para a redução de riscos de desastres

Segundo o assessor nacional da Cáritas Brasileira para a área de atuação do Magre-Brasil, Marcelo Lemos, “é um momento importante para o caminho, aonde vamos além de ampliar as estratégias de respostas, fazer acordos que possam melhorar as potencialidades locais para uma gestão integral de riscos de desastres a partir das comunidades que atuamos, bem como nossa incidência para uma política nacional de defesa civil para que articule, mobilize e efetive sobretudo, uma cultura no Brasil para ações concretas para a redução de riscos de desastres”, disse Lemos.

Imagem-aerea-caritas-768x432
Vista aérea da cidade de Ribeira, interior de São Paulo. Imagem cedida pela prefeitura Municipal de Ribeira.
foto4-768x501
Agentes da Caritas Brasileira reunidos em Ribeira (SP) para refletir propor e agir na redução de riscos de desastres

Fonte: caritas.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: