Quem é Padre Júlio Lancellotti?

Por Hermes Abreu

Após a estarrecedora notícia de que Padre Júlio Lancellotti, colaboradores do Centro de Convivência destinado à pessoas em situação de rua e  seus usuários, foram agredidos pela Guarda Metropolitana Municipal, fatos acontecidos no último dia 14, trazemos a público parte da Biografia deste Padre que desperta amor, admiração e também ódio de alguns. Nosso desejo é desmitificar certas afirmações de seus opositores. Pessoas estas que, sendo inimigas do Projeto de Jesus, espalham notícias falsas sobre Padre Júlio, colocando em dúvida a legitimidade de seu sonho Profético de Vida Digna para Todos. Quem é Padre Júlio Lancellotti? Saiba mais nesta publicação:

Júlio Renato Lancellotti (São Paulo27 de dezembro de 1948) é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o padre também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu, situada no mesmo bairro.

Ordenado sacerdote em 20 de abril de 1985[1], é responsável Vigário Episcopal para o Povo da Rua Arquidiocese de São Paulo que ajuda moradores de rua. É Doutor Honoris Causa pela PUC-SP e recebeu no Rio de Janeiro o Prêmio Alceu Amoroso Lima das mãos do reitor da Universidade Candido Mendes.

Sempre dedicou sua vida ao trabalho social. É formado em pedagogia e teologia. Foi professor primário e universitário e trabalhou no Serviço Social de Menores, que se transformou na Secretaria Municipal de Assistência Social. Participou com Dom Luciano Mendes de toda a fundamentação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo. Participou dos grupos de fundação da Pastoral da Criança e colaborou na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atua junto a menores infratores, detentos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids e populações de baixa renda e em situação de rua. Acredita na pessoa humana acima de tudo, “como imagem e semelhança de Deus” e considera que todos os cidadãos que devem ter seus direitos respeitados.

Em 26 de julho de 1991, fundou a “Casa Vida I” e, posteriormente, a “Casa Vida II”, para acolher crianças portadoras do vírus HIV. Como vigário episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, está à frente de vários projetos municipais de atendimento à população carente, como é o programa “A Gente na Rua”, formado por agentes comunitários de saúde, ex-moradores de rua.

Prêmios:

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil deu-lhe o Prêmio Franz de Castro Holzwarth em 2000 por seu trabalho contra a violação sistemática dos direitos das crianças e dos adolescentes.[2]

Em 2003, a Casa Vida recebeu o Prêmio OPAS, da Organização Pan-Americana da Saúde.

Em 2004, o Movimento Nacional de Direitos Humanos concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.[3]

Também em 2004, a Pastoral do Povo de Ruada Arquidiocese de São Paulo ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, na categoria livre.[4]

Em 2005, Pe. Júlio recebeu menção honrosa do Prêmio Alceu Amoroso Lima Direitos Humanos.[5]

Em 2007, o Pe. Júlio recebeu o Prêmio dos Direitos Humanos promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Enfrentamento à Pobreza”.[6]

Pe. Júlio é ainda Doutor Honoris Causa pela Universidade São Judas Tadeu (2004)[7] e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências:

  1.  Entrevista com padre Júlio Lancellotti
  2.  Página da OAB-SP
  3.  Página do Movimento Nacional de Direitos Humanos
  4.  Página Rede Rua
  5.  Página do Conselho Latino Americano de Igrejas
  6.  Padre Júlio recebe prêmio de direitos humanos Portal G1, acessado em 12 de julho de 2009

Colaborou: Wikipedia

Um comentário em “Quem é Padre Júlio Lancellotti?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: