A Atualidade da Teologia da Libertação

Por| Hermes  A. Fernandes

A Teologia da Libertação não foi baseada no pensamento de Marx, no socialismo ou qualquer coisa parecida. Ela se sustenta nos Livros Proféticos, na Teologia do Livro do Êxodo, nos Evangelhos e no clamor dos pobres. Clamor este, que sempre foi e será ouvido por Deus.

Quem afirma outra coisa a respeito deste pensamento teológico, ou nada entende, ou está a serviço da maledicência e de interesses obscuros.

Encontramos sites na web que trazem informações infames sobre este pensamento teológico. Parte de seus teólogos são rotulados como hereges e excomungados. Irresponsabilidade de uma mídia católica tendencialista e intolerante. Para se criticar, ou mesmo fazer juízo de valor, deve-se primeiro conhecer. Recentemente, em um debate sobre a supracitada teologia, meu interlocutor condenava a mesma como satânica, usando de alcunhas tais como “um câncer dentro da Igreja”. Perguntei-lhe sobre qual obra ele fazia este juízo, especificamente. O mesmo, para minha surpresa, não havia lido nenhuma obra dos mais célebres Teólogos da Libertação. Disse que havia assistido vídeos em que um certo padre “embatinado” fazia esta mesma avaliação.

Para se ter uma opinião formada sobre a Teologia da Libertação, deve-se conhecê-la. Para tanto, não podemos nos fundamentar na opinião alheia e sim em nossa própria experiência. Não se casa com uma noiva baseado na opinião de seus padrinhos de casamento. Não se condena uma teologia, sem – sequer – ter lido um livro a respeito.

Neste sentido, aconselho conhecer os livros de José Comblin, Leonardo Boff, Hans Küng, João batista Libânio, Carlos Mesters, entre tantos.

Teologia da Libertação não é heresia e sim pensar Deus a partir do lugar do Pobre. E, a cada dia, estou convencido da necessidade desta teologia e deste caminhar. Pelos pobres, contra a pobreza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s