Só podemos ser Igreja em Comunidade

Por| H. Abreu

A Comunidade se fortifica pela partilha do Pão e da Palavra. Devemos, nós Cristãos, sermos presença constante nas celebrações Eucarísticas e atividades em nossas comunidades paroquiais.

Não há verdadeira vida de fé sem comunidade. Aquele que se diz cristão e não está em comunhão com sua Igreja local, é mentiroso. Mente para si. Mente para Deus e, este, não se deixa enganar.

Não podemos substituir nossa presença na comunidade por uma busca meramente pessoal ou mesmo virtual. Há aqueles que dizem não frequentar sua comunidade, mas estão sempre acompanhando programas e celebrações pela TV. Isto pouco ou nada adianta, face aos desafios que a Palavra de Deus nos evoca. “Onde dois ou mais estiverem reunidos…” (cf. Mt 18,20) E mais: “Os Cristãos tinham tudo em comum e dividiam seus bens com alegria…” (cf. At 2,44) Estas palavras dos Evangelhos e do livro dos Atos dos Apóstolos, respectivamente, nos mostram que não somos cristãos por assistir este ou aquele programa de TV Católica. Nem mesmo por rezar e refletir sobre a Palavra de Deus em nossas casas. Ser Cristão, ser Católico, é estar disponível para Deus. Não só para ser presente nas missas, mas nas pastorais, encontros, eventos de nossas comunidades. Estas são nossa segunda família. Não se doa à família pela metade. Tampouco, se é cristão católico sem plenitude.

Há que se pensar, também, que a missão da Igreja vai além do templo. Devemos ser anunciadores do Evangelho onde estivermos. No trabalho, na escola, nos movimentos sociais, nos sindicatos, na Vida.

Querem ser a Igreja de Cristo? Deixem-se seduzir por ele. Constantemente, cortejem seu Amado. Sejam presença constante em Sua Casa. Deixando-se transformar. Transformando os que lhes cercam. Transformando o Mundo em Casa de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: