Realidade x Virtual

Por| Karina Moreti

A realidade virtual é uma ótima oportunidade de acelerar, e muito, a mente dos que gostam de mostrar algo que não são. De viver aquilo que não se é.

Antigamente, o máximo que se chegava era em um jogo em primeira pessoa, onde a pessoa se transvestia de super herói. Exemplo, na época era o jogo “Doom”. A pior coisa que podia acontecer, ao próprio jogador, era passar mal com os gráficos, embolando a cabeça, e deixando o estomago revirado, culpa do andar do personagem principal, do qual só se via a arma e os braços e aquilo balançava para todos os lados, já que era assim que eram procurados os alvos.

Hoje existe até máquinas que são colocadas nos olhos e em um passe de mágica já se está dentro do jogo. A realidade virtual, hoje nos consome uma grande porcentagem do tempo. Dificilmente não se acorda já olhando a tela de um celular. A vida é mais bela e menos trabalhosa em telas coloridas e cheias de movimento.

Não é de todo mal; na era virtual, podemos ter a oportunidade de “encontrar” pessoas que até os últimos anos do século passado seria quase impossível. Facilitou o estudo. Quantas pessoas só tiveram oportunidade de chegar aos bancos escolares através do ensino a distância. A Internet possibilitou o acompanhamento do ensino fundamental até ensino superior.

Mas como tudo, existe o lado obscuro. Pessoas utilizam das zonas comunicativas da realidade virtual para passar informações errôneas, muitas vezes fazendo com que coisas inexistentes sejam reais.

Existem sites e comunidades virtuais que se empenham em passar informações falsas, incitam pessoas a discussões sem uma base. Outros utilizam “fakes” (falsidade) para se aproximar e destruir ou para se passar por alguém que não são, é o caso de muitos homens que se passam por jovens para enganar e se aproveitarem de situações. Roubos eletrônicos de informações, dinheiro entre outros.

Ainda existem aqueles que colocam suas opiniões extremistas e não aceitam uma posição mais moderada sobre um assunto, e quando lêem algo com menos ênfase, saem em defesa de seus pontos de vista sem nem observar quem é o autor inicial do texto.
A internet nos abriu um leque de possibilidades, podem ser encontradas informações importantes em todas as áreas do conhecimento, entre eles história da humanidade, fatos fantásticos, mapas, filmes, músicas…

Como tudo neste mundo é importante saber peneirar tudo, pesquisar antes de se posicionar, cuidar para não repassar informações errôneas, não inflamar discursos de ódio em favor a um ponto de vista.

Na internet, na realidade virtual e mesmo pessoalmente é preciso saber dosar, como se estivesse temperando uma salada, assim tudo será muito mais saboroso!

realidade virtual

Um comentário em “Realidade x Virtual

Adicione o seu

  1. Parabéns pelo excelente texto, Karina… Acho que é por aí mesmo… temos uma excelente ferramenta a favor do conhecimento e da comunicação, mas precisamos reconhecer as limitações…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: